Estrada geral estava fechada há 40 anos e obrigava desvio de quase uma hora entre localidades vizinhas
ORLEANS – Fechada há 40 anos, a estrada geral que liga as comunidades de Chapadão e Rio Minador, em Orleans, foi reaberta neste domingo (27), com obras realizadas pela Prefeitura Municipal. Para comemorar a retomada da ligação direta entre as localidades, foi realizada a 1ª Volta da Integração de Bike. Se antes o trajeto exigia um desvio de dez quilômetros e levava quase uma hora, agora, com os dois quilômetros da nova estrada, o percurso pode ser feito em pouco mais de dez minutos.
Conforme o prefeito de Orleans, Fernando Cruzetta, a abertura da estrada entre as localidades vizinhas é fundamental para o desenvolvimento social, econômico e turístico da região. “Essa era uma reivindicação antiga da comunidade, muitos não acreditavam que realmente iria acontecer. Foram mais de 40 anos de espera. Mas nós estamos nas comunidades, ouvindo as pessoas, incorporando as necessidades ao nosso planejamento, partindo logo para a ação e entregando os resultados na prática”, destacou Cruzetta.
Gilmar Vieira, agricultor e morador do Chapadão há 48 anos, também comemorou a realização da obra. Nas horas vagas, ele gosta de fazer trilhas de moto e vê na nova estrada um impulso para o turismo local. “A abertura dessa estrada é uma vitória. É uma obra que a gente nunca imaginava que iria sair do papel”, afirmou. “Essa estrada vai melhorar muito o turismo rural, temos pousada aqui na região, hoje tivemos o passeio ciclístico, as trilhas de moto, um grande público na festa da comunidade. Então, nós temos muito o que agradecer”, completou Vieira.
Servidora pública em Florianópolis, Lúcia Tereza Thomaz lidera o grupo de ciclismo Menina Solta, com sede no Sul da Ilha e 128 integrantes. Todos os sábados, as participantes se reúnem para pedalar na Capital, mas neste fim de semana foi diferente: pelo menos 20 delas lotaram um micro-ônibus e saíram às 3h da manhã para participar do Pedal do Chapadão. “Estamos aqui para celebrar esse momento fantástico, essa nova estrada que está sendo inaugurada. Fomos muito bem recepcionadas, só temos a agradecer e contemplar esse paraíso da natureza”, disse Lúcia, ressaltando os benefícios do esporte para a saúde física e mental.

Segundo o Clube de Cicloturismo Urussanga, que coordenou as inscrições, mais de 100 ciclistas participaram do evento, representando cidades como Braço do Norte, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Florianópolis, Grão Pará, Gravatal, Içara, Itapema, Lauro Müller, Morro da Fumaça, Orleans, São José, São Ludgero, Tubarão e Urussanga.
A Volta da Integração teve largada e chegada em frente à Capela Santo Adalberto, na comunidade de Chapadão. O percurso de 23 quilômetros incluiu as comunidades de Rio Minador e Brusque do Sul. Os participantes puderam contemplar as belezas do Parque Estadual da Serra Furada e da Gruta Seguidores de Jesus, sempre tendo a Serra Catarinense como cenário.
Além do prefeito Fernando Cruzetta, também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Leonete Librelato e secretários municipais.
Fonte: Altair Magagnin/Comunicação Prefeitura de Orleans