Unesc celebra o Dia da Extensão com números impressionantes e ações transformadoras para a comunidade

Em 2024, as atividades de Extensão atenderam diversas pessoas na região Sul

CRICIÚMA – Com um total de 523 projetos e programas de Extensão, 380 ações comunitárias realizadas no último ano, 11 mil pessoas beneficiadas diretamente pelos projetos de Extensão e quase 68 mil pessoas envolvidas pelas ações comunitárias, a Unesc celebra o Dia da Extensão nesta sexta-feira (2/5), destacando o compromisso com o desenvolvimento social, cultural e econômico da região Sul de Santa Catarina. Essas iniciativas não são apenas números, mas representam a essência da Universidade de ultrapassar os limites acadêmicos, promovendo a troca de saberes e provocando transformações reais e duradouras nas comunidades. Com presença marcante em quase todos os municípios do Sul de Santa Catarina e nos bairros de Criciúma, os projetos de Extensão da Unesc fortalecem as comunidades, criando laços e transformando vidas por meio da educação e do engajamento social.

Com mais de 200 projetos em andamento e a participação ativa de 290 acadêmicos bolsistas, a Unesc se mantém como um elo fundamental entre o conhecimento acadêmico e as necessidades concretas das comunidades locais.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Unesc, como Universidade Comunitária, tem na Extensão seu coração. “Por meio de ações que ultrapassam os limites do ensino acadêmico, a Universidade oferece vivências práticas e a oportunidade de enfrentar problemas sociais, sempre com o objetivo de promover a cidadania e o bem-estar coletivo”, destaca. 

A reitora lembra que a Extensão tem sido um pilar desde a fundação da Universidade, quando a comunidade foi protagonista na criação da Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), a qual deu origem à Unesc. “A Extensão é a dimensão acadêmica que reforça nossa relação com a comunidade. A história da Unesc está intrinsecamente conectada a esse contexto”, reflete.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, o Dia da Extensão é um momento essencial para refletir sobre a importância dessa prática. “É uma alegria ter este dia institucionalizado no calendário da Universidade, que nos permite refletir sobre a importância da Extensão como um eixo formativo fundamental para o perfil do egresso, proporcionando a ele o contato com a realidade e a compreensão do seu lugar na sociedade”, sublinha a vice-reitora eleita.

Transformação pela prática

A Graduação Multi da Unesc integra Ensino, Pesquisa e Extensão de forma prática, colocando o estudante no centro da experiência acadêmica. “Nosso compromisso é com uma formação humana, técnica e comportamental”, ressalta Luciane. Essa abordagem permite que o conhecimento adquirido em sala de aula seja aplicado diretamente na solução de desafios reais, por meio de projetos de Extensão curricularizados. São projetos elaborados pelos cursos que estão conectados diretamente com as disciplinas da graduação, envolvendo todos os estudantes da Universidade.

“A presença da Unesc no Sul catarinense vai muito além de seus muros. Ela está nos projetos sociais, na saúde, na cultura, no desenvolvimento econômico e na educação”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Sheila Martignago Saleh.

A Unesc e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, os projetos de Extensão da Unesc têm como missão contribuir para um futuro mais justo, sustentável e inclusivo. Cada projeto é cuidadosamente estruturado para impactar positivamente a comunidade local e regional, e a Universidade tem reforçado seu compromisso com a Agenda 2030 da ONU.

Um exemplo dessa articulação é o projeto Vivências e Experiências na Comunidade (ViverCom), que proporciona aos estudantes uma formação prática voltada para o desenvolvimento regional e a inclusão social, alinhando-se diretamente aos ODS como Educação de Qualidade, Saúde e Bem-estar e Redução das Desigualdades.

Enquanto Universidade Comunitária, a Unesc tem em sua essência as atividades de Extensão, que levam o conhecimento e a cidadania da academia diretamente para a comunidade. São ações e projetos que oportunizam experiências e favorecem a construção de caminhos para o enfrentamento de problemas sociais, para além dos muros da Universidade, e com um grande objetivo: a troca de saberes.

Programação do mês da Extensão

O mês de celebração será repleto de ações e projetos voltados às comunidades. Entre os eventos programados, destacam-se:

• 2 de maio: O evento de abertura acontecerá no Auditório Ruy Hulse, Unesc, Criciúma, com uma palestra de Túlio José de Souza sobre o papel da liderança comunitária como agente de transformação social, às 19h. No dia, haverá ainda, apresentações culturais com a Cia. De Dança Unesc e o Coral Unesc.

• 6 de maio: Mostra do Programa do Território Paulo Freire 1 e 2, das 18h30min às 21h, no hall do bloco XXIB, Unesc, Criciúma, destinada aos acadêmicos das primeiras fases dos cursos de graduação.

• 6 de maio: Em Treviso, na Praça Cavaleiro Benjamin Scussel, das 13h30 às 17h, serão realizadas aulas dinâmicas, terapias naturais, orientações sobre saúde e oficina criativa.

• ⁠ 7 de maio: Mostra do Programa do Território Paulo Freire 1 e 2, das 8h20min às 11h, no hall do bloco XXIB, Unesc, Criciúma, destinada aos acadêmicos das primeiras fases dos cursos de graduação.

• 7 de maio: No Centro Multiuso de Araranguá, das 13h30 às 17h, a programação incluirá aulas de ritmos, aromaterapia, reflexologia, orientações sobre saúde e bem-estar, terapias para a saúde mental, plantas medicinais e autocuidado, além de jogos e brincadeiras.

• 8 de maio: No salão comunitário do bairro Santo Antônio, Criciúma, das 13h30 às 16h30, haverá atividades educativas, orientações em saúde, uma oficina de serigrafia, jogos e brincadeiras.• 10 de maio: No calçadão do Centro de Araranguá será realizado o ViverCom com diversas atrações, das 9h às 15h, com espaço lúdico infantil, exposição interativa, orientações sobre saúde e jogos tradicionais.

Fonte: Daniela Savi/Agecom Unesc

Foto: Arquivo Agecom Unesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *