Tempo colaborou e quem estava na liderança caiu uma posição. Mês que vem tem evento tradicional.
Emerson Teixeira
BALNEÁRIO RINCÃO – A terceira das nove etapas do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa Iate Clube Veleiros da Lagoa (ICVL), foi disputada no sábado (17), na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, com a participação de vários barcos. Tem mudança na liderança da competição. Próximo encontro acontece no dia 07 de junho.
O sol e o vento apareceram no sábado (17), na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão, para alegria da organização e dos tripulantes dos barcos que disputaram a terceira etapa do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL. A competição que este ano completa 29 anos movimentou as equipes desde cedo.
“O objetivo do clube é promover o esporte a Vela. Logo, interessados em praticar este esporte de forma amadora, tendo entre 60 e 80 quilos, podem eventualmente fazer parte de uma tripulação e participar das regatas do campeonato regional após estarem treinados. Basta contatar a comodoria do clube, demonstrar interesse, não ser sedentário e ter tempo disponível aos sábados”, diz Jameston Crippa, presidente do Conselho do Iate Clube Veleiros da Lagoa.

Com o resultado das etapas já disputadas, a dupla Alexandre Miranda/William Souza assumiu a liderança do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL, com 27 pontos, seguidos por Fernando Alves/Vicente de Ávila, com 29 pontos e os irmãos Thiago Naspolini Berenhauser/Felipe Naspolini Berenhauser, com 31 pontos.
A próxima etapa do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL será no dia 07 de junho. Já, a tradicional Taça Alberto Linerburger de Snipe, acontece entre os dias 19 e 21 de junho. A organização está a cargo da Savesc Iate Clube Veleiros da Lagoa e Flotilha 727 de Snipes.

Sábado 17/05: Nublado e temperatura amena
Regata 06: Percurso Barla Sota (cinco pernas). Largada às 13h28min e chegada às 14h12min. Vento leste fraco com seis nós e rondadas leves de nordeste. Durante a regata o vento aumentou para 8/9 nós com fortes rondadas de nordeste, exigindo da CR rápida alteração da raia. Renato Andrade trocou de proeiro: Helison Anselmo por André Gustavo Perucchi.
Regata 07: Percurso Barla Sota (cinco pernas). Largada às 14h32min e chegada às 15h10min. Vento de leste/nordeste com 10 nós. Raia inalterada.
Regata 08: Percurso Barla Sota (cinco pernas). Largada às 15h30min e chegada às 16h06min. Vento rondou e firmou de nordeste. Raia foi alterada.
Saiba mais – Barla-Sota:
Um percurso Barla-Sota em vela é um percurso de regata caracterizado por ter uma perna contra o vento (bravante) e uma perna a favor do vento (sotavento). Os barcos navegam em torno de duas marcas, percorrendo a primeira contra o vento e a segunda a favor do vento. O percurso Barla-Sota é frequentemente usado em regatas de curta distância e é sinalizado por uma bandeira Delta.
Pernas: O percurso Barla-Sota possui duas pernas principais:
Perna de Barlavento: Os barcos navegam contra o vento (contra o vento) até um ponto determinado pela Comissão de Regata (CR).
Perna de Sotavento: Os barcos navegam a favor do vento (empopado) de volta à linha de chegada.
Marcas: O percurso é definido por duas marcas (boias) que os barcos devem contornar.
Sinalização: O percurso Barla-Sota é sinalizado pela bandeira Delta, indicando que os barcos devem contornar as marcas.
Utilização: O percurso Barla-Sota é frequentemente usado em regatas de curta distância, sendo uma opção para quem busca uma competição com um percurso mais curto e direto.
Fonte: Internet

Calendário do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL:
Etapa 01: 15/03
Etapa 02: 26/04
Etapa 03: 17/05
Etapa 04: 07/06
Etapa 05: 19 a 21/06 (Taça Alberto Linerburger de Snipe)
Etapa 06: 23/08
Etapa 07: 29/09
Etapa 08: 04/10
Etapa 09: 13 e 14/12 (Troféu Claus Troger Pich)
Fotos: Emerson Teixeira