Caríssimos leitores, abordaremos nessa terça-feira (29), as 3 (três) estratégias básicas da arquitetura contra o crime ou a prevenção do crime por meio do design ambiental (CPTED).
O meu primeiro contato com as estratégias da prevenção do crime por meio do design ambiental (CPTED) foi ao assistir a uma palestra proferida pelo Coronel Roberson Luiz Bondaruk, que foi Comandante-geral da Polícia Militar do Paraná(PMPR), durante um seminário de Polícia Comunitária, em Florianópolis, em 2004.
O CPTED é um conjunto de estratégias de design deliberadas para desencorajar o crime antes que ele aconteça. Ao aumentar o risco de ser visto ou capturado, muitas vezes é suficiente para fazer com que possíveis infratores desistam sem cometer um crime.
O crime contra o patrimônio (furtos e roubos, consumados e tentados) é uma das maiores preocupações da Polícia, afinal, o impacto nas vítimas é muito grande, principalmente quando os agentes armados realizam ameaças, agridem e subtraem seus pertences.
Diariamente, nos telejornais, nos grupos de WhatsApp, na web, temos informações de algum furto, roubo, agressão ou outro incidente violento transformado em notícia. O que é arquitetura contra o crime? É uma forma muito eficiente de evitar delitos por meio de alterações na arquitetura ambiental para tornar os espaços humanos mais seguros.
Observar alguns detalhes, no momento de planejar intervenções no espaço urbano, pode diminuir a probabilidade de ocorrência de delitos e aumentar a sensação de segurança das pessoas.
Então vamos às 3 (três) principais estratégias?
1. Vigilância Natural
Visa limitar a ação do delinquente, pela sensação de que está sob vigilância – “ver e ser visto”, porque todo o criminoso, durante o processo de elaboração mental (escolha racional) que antecede o ato delitivo, se pergunta: – Estou sendo observado? O risco de a resposta ser “sim”, ainda que por pessoas que num primeiro momento não pudessem fazer frente aos recursos de que dispõe para a conclusão de seu intento, na maioria das vezes inibe esta atitude, o que pode mudar grandemente o desfecho de tal situação, mormente em benefício de uma potencial vítima. Assim, o grande objetivo da vigilância natural é promover a melhor visibilidade dos ambientes, facilitando a observação, ainda que por simples pessoas do povo. Imagem relacionada que passa pelo local.
Para comerciantes: quanto maior a visibilidade do local, maior a segurança. Locais com visibilidade obstruída por acúmulo de mercadoria ou de propaganda, falta de iluminação, entre outros, facilitam a ação do delinquente.
2. Reforço Territorial
O reforço territorial, ou territorialidade, significa que cada pessoa deve abranger as áreas próximas ao seu domicílio ou residência, cuidando, vigiando, coibindo atitudes antissociais ao seu alcance, ou acionando a polícia para fazê-lo, quando se sentir insegura pelo nível de agressividade dos invasores. O que não pode ocorrer é o abandono desta área, posto que isto significa não apenas perda desta área, mas um risco maior de invasão na sua própria residência no futuro.
O comerciante deve considerar o espaço ao entorno de seu estabelecimento comercial como seu território, colaborando na sua manutenção, cobrando as medidas cabíveis dos órgãos responsáveis (substituição de lâmpadas queimadas, pavimentação, recolhimento de lixo, dentre outras). Delinquentes preferem lugares com aspecto de abandono para atuar.
3. Controle de Acesso
O controle de acesso é dirigido primariamente para reduzir a oportunidade de ocorrência do delito. Seu objetivo primário é impedir o acesso ao objetivo do delinquente, por criar a sensação de risco para a atuação dele.
Controlar corretamente a entrada e saída de clientes é uma das formas mais eficientes de promover a segurança no estabelecimento.
Dicas de hoje, direcionadas aos condomínios.
• Procure ter conhecimento das obras em andamento no condomínio;
• Fiscalize o trabalho do zelador no cumprimento das rotinas estabelecidas pelo condomínio em relação aos demais funcionários;
• Mantenha bem iluminadas as entradas do condomínio, evitando a instalação de objetos que obstruam a ampla visão do local e do pessoal de portaria.
• Oriente sempre os funcionários, em especial porteiros e garagistas, para que não saiam de seus postos de trabalho. Evite deslocá-los para prestar serviços particulares.
• Atente para a segurança periférica do condomínio (muros, grades, cercas e alambrados);
• Mantenha os equipamentos de segurança e de comunicação sempre em perfeito estado de funcionamento;
• Tenha sempre à mão, na portaria, livros de registro ou sistema para controle de serviços, de entrada e saída de pessoas, veículos e materiais;
• Crie procedimento para que toda e qualquer pessoa somente tenha acesso à unidade se previamente anunciada por interfone/telefone, por parte da portaria; e,
• Faça a manutenção periódica das portas de entrada e portões de garagem, os quais, em caso de quebra, devem ser imediatamente consertados.
Aconteceu em 29 de abril…
De 1946 (125º da Independência e 58º da República) à assinatura, pelo então Presidente da República, Eurico Gaspar Dutra, do DECRETO-LEI Nº 9.208, que instituiu o Dia das Polícias Civis e Militares, que é comemorado em 21 de abril.
Você sabia que…
O Japão foi o primeiro país a introduzir espelhos em elevadores com o único objetivo de acessibilidade.
NÚMEROS DE EMERGÊNCIA
PMSC: 190
PMRv: 198
PRF: 191
SAMU: 192
BOMBEIROS: 193
DEFESA CIVIL: 199
CASAN: 0800 643 0195
CELESC: 0800 643 0196
GUARDA MUNICIPAL: 153
AUTOPISTA LITORAL SUL: 0800 725 1771 E 0800 717 1000 (DEFICIENTES AUDITIVOS)
CCR VIA COSTEIRA: 0800 255 55 50 E (48) 3211-3130 (WHATSAPP).
ARTERIS PLANALTO SUL: 0800 6420 116
Outros números.
Central de Atendimento à Mulher: 180.
Disque Direitos Humanos: 100.
Disque Racismo: 156.
Violência contra animais.
Polícia Militar Ambiental: (48) 3269-7111.
Ibama: (48) 3224-6077.
Para prevenção ao suicídio: CVV (Centro de Valorização da Vida): 188 ou pelo site: https://www.cvv.org.br/
Cel RR PMSC, Gestor Público; Especialista em Ordem Pública; Consultor de Segurança; e, Palestrante Gestão de Pessoas, Qualidade no Atendimento e DDHH.
@evandroafragaof
@coronel-evandro-fraga
.