Caríssimos leitores, abordaremos nessa sexta-feira (25) o tema prevenção situacional do crime e algumas estratégicas que podemos adotar para reduzir as oportunidades.
No mês de abril, tivemos em vários noticiários, registros de mulheres vítimas de violências, algumas com resultados de mortes, ao saírem dos seus locais de trabalho, no período noturno. Igualmente, furtos qualificados em estabelecimentos comerciais, em condomínios residenciais e abordagens de usuários de transportes coletivos, nos pontos de embarques e desembarques de passageiros.
Vamos no apropriar dos ensinamentos da teoria das atividades rotineiras, proposta por Marcus Felson e Lawrence Cohen, que sugere que o crime ocorre quando um infrator motivado – individuo com predisposição e desejo de cometer um crime, um alvo adequado – pessoa, objeto ou local vulnerável à ação criminosa e a ausência de um guardião capaz – falta de vigilância ou proteção que possa deter o crime, se encontram no mesmo espaço e tempo.
O leitor e a leitora que integram as Redes de Vizinhos da PMSC ou participa dos Conselhos Comunitários de Segurança (CONSEG), certamente tiveram contato com a teoria das atividades rotineiras (TAR), representadas por um triangulo de análise do problema (TAP). Desses ensinamentos, a Polícia e a Comunidade realizam esforços de prevenção, atentos aos três fatores vinculados a cada um dos lados do triângulo.
O valor, a inércia, a visibilidade e o acesso são os 4 (quatro) elementos principais influenciam o risco de um ataque criminoso. VALOR – os agressores não terão interesse em algo que não tenha valor. INÉRCIA Peso e possibilidade de transportar o objeto. VISIBILIDADE à posição em que o alvo se encontra menor ou maior oportunidade. ACESSO faculdade de se chegar ao alvo, posição das ruas, colocação de objetos perto da porta, portão aberto e escada próximo ao muro.
Para aumentar o esforço de modo a tornar o crime mais difícil, desencorajando potenciais criminosos, sugerimos reforçar portas e janelas, aumentar a iluminação em áreas públicas, ao estacionar, não deixei objeto sobre os bancos dos veículos, instalar alarmes e nas bicicletas colocar cadeados.
Para aumentar os riscos, com a consequente probabilidade de ser identificado e preso, tornando os crimes menos atrativos: aumentar a presença policial, utilizar câmeras de segurança, ter serviço de vigilância privada.
Para reduzir as recompensas, ou seja, diminuir ganho ou benefício que o criminoso espera obter com a ação: reduzir o valor do dinheiro roubado ou bens furtados, tornar a venda de produtos roubados mais difícil, aplicar sanções mais severas, realizar operações contra receptadores de peças de veículos e aparelhos celulares furtados e roubados.
ACREDITE:
Os infratores são fortemente influenciados por pessoas com as quais se importam: pais, cônjuges, amigos e professores;
Um ambiente, em regra, é controlado, vigiado ou administrado por alguém, como por exemplo, proprietário, funcionários, seguranças e moradores;
Pessoas podem proteger-se a si mesmas e a seus pertences, bem como os membros de sua família, amigos e colegas de trabalho. Guardiões incluem policiais e os integrantes da vigilância privada;
Não negligencie o controle de acesso, na residência, no condomínio e no local de trabalho;
Ao alugar um imóvel de sua propriedade, utilize os serviços de uma imobiliária credenciada e certifique a procedência do inquilino e os seus objetivos;
Discuta segurança com os seus familiares e amigos; participe da rede de vizinhos e das reuniões do condomínio; e, na dúvida, acione o 190.
NÚMEROS DE EMERGÊNCIAS
PMSC:190
PMRv: 198
PRF: 191
SAMU: 192
BOMBEIROS: 193
DEFESA CIVIL: 199
CASAN: 0800 643 0195
CELESC: 0800 643 0196
GUARDA MUNICIPAL: 153
AUTOPISTA LITORAL SUL: 0800 725 1771 E 0800 717 1000 (DEFICIENTES AUDITIVOS)
CCR VIA COSTEIRA: 0800 255 55 50 E (48) 3211-3130 (WHATSAPP).
ARTERIS PLANALTO SUL: 0800 6420 116
Outros números
Central de Atendimento à Mulher: 180
Disque Direitos Humanos: 100
Disque Racismo: 156
Violência contra animais
Polícia Militar Ambiental: (48) 3269-7111
Ibama: (48) 3224-6077
Para prevenção ao suicídio:
CVV (Centro de Valorização da Vida): 188 ou pelo site: https://www.cvv.org.br/
Imagem: Reunião da Rede de Vizinhos – arquivo pessoal do autor.
Evandro de Andrade Fraga – Cel RR PMSC, Gestor Público; Especialista em Ordem Pública; Consultor de Segurança; e, Palestrante Gestão de Pessoas e Qualidade no Atendimento.
Telefone/WhatsApp: 48 991638496