Evento promovido pelos Núcleos de Sustentabilidade e Compliance e de Marketing da Acic ocorreu nesta quinta-feira, na sede da entidade empresarial
CRICIÚMA – A sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi palco, nesta quinta-feira, 22, da segunda edição do ESG Summit Sul Catarinense. O evento, promovido pelos Núcleos de Sustentabilidade e Compliance e de Marketing da entidade, reuniu empresas, profissionais e especialistas para discutir os desafios e oportunidades na adoção de práticas sustentáveis, sociais e de governança no ambiente corporativo.
Voltado tanto para organizações que já aplicam políticas ESG quanto para aquelas que desejam iniciar essa jornada, o encontro teve como objetivos fomentar networking qualificado, gerar conhecimento prático e apontar novas direções para ações sustentáveis nas empresas da região.
Para a gerente executiva da Acic, Julita Volpato, iniciativas como essa fortalecem o papel do associativismo. “A Acic se sente engrandecida quando tem movimentos dessa envergadura, trazidos e cocriados pelos núcleos. Eles nascem com a responsabilidade de promover conhecimento, inovação e discutir temas relevantes”, afirma.
A conexão entre ESG e biodiversidade foi um dos temas debatidos. Paulo Cadallora, coordenador do Instituto Alouatta, lembrou que a Reserva do Aguaí, uma das maiores unidades de conservação do Estado, está a poucos quilômetros de Criciúma e fornece grande parte da água consumida na região.
“Às vezes, a biodiversidade parece distante do mundo das empresas, mas ela está aqui do lado. E a água, essencial para a vida, é um bem que precisa estar sempre na nossa pauta”, entende.
Palestras nacionais
O evento contou com palestras de profissionais de referência nacional, que compartilharam experiências e práticas bem-sucedidas na área, contribuindo para o fortalecimento do conhecimento e da cultura sustentável entre os participantes.
Nomes como Rodrigo Gaspar, Rogério Meira, Ricardo Cavallo, Sandro Eduardo, Letícia Zanini e Nelson Cordeiro compartilharam visões estratégicas e inspiradoras sobre os impactos e as oportunidades do ESG nas organizações.
O co-CEO do Sistema B, Rodrigo Gaspar, acredita que Criciúma possui um terreno fértil para a inovação e, principalmente, para um olhar regenerativo sobre a economia. “Vim aqui com a missão de fortalecer ainda mais esta jornada para a mudança”, apontou.
“O público mostrou muito engajamento e nos deu um feedback muito positivo, de que o evento ofertou o que eles queriam, tanto pela qualidade dos palestrantes quanto pelos assuntos abordados”, ressalta a coordenadora do Núcleos de Sustentabilidade e Compliance, Regina Freitas Fernandes.
Curso
Regina comenta que, todos os anos, é elencado um tema de trabalho no Núcleo e, assim como em 2024, para este ano foi escolhido o ESG. “Além desse evento, teremos outro no segundo semestre e um curso nesta sexta-feira, 23”, descreve.
O curso “Introdução à ABNT PR 2030 – Conhecendo o ESG” também será realizado na Acic, tendo como facilitador Nelson Cordeiro, instrutor da ABNT desde 1998 e auditor Líder em ESG, Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio ambiente e Segurança e Saúde Organizacional.
O conteúdo incluirá a importância do ESG; a integração do ESG na organização (eixos, temas, critérios e jornada); modelo de avaliação/estágios de maturidade.
Fonte: Comunicação Acic