Coluna 08 – 23/04/2025
De Repente 60+
@jusmondardo / email: [email protected]
Sarcopenia no Idoso
Você já ouviu falar em Sarcopenia?
É uma doença fortemente ligada ao envelhecimento, caracterizada pela perda de massa magra e função muscular. Com o passar dos anos vividos, o corpo sofre o processo natural de perda da massa muscular e redução da atividade física. Pessoas inativas perdem ainda mais essa massa muscular.
Na pessoa idosa, essa doença implica em suas Atividades de Vida Diária, que podem ser divididas e três categorias, Avançada, Instrumental e Básica. Quando a diminuição de força muscular começa a apresentar as dificuldades para realizar suas atividades comuns no dia a dia.
Atividades Avançadas
Envolve atividades cotidianas mais complexas, e não obrigatórias que realizamos em nosso tempo livre, estão ligadas a motivação pessoal e alto nível de funcionalidade. Geralmente são relacionadas ao lazer, voluntariado e participações sociais. Muito importante manter essas atividades para a qualidade de vida pois o declínio da mesma, é um indicador precoce da capacidade funcional, e promove o isolamento social.
Atividades Instrumentais
Esta por sua vez, são habilidades que permitem a autonomia e independência da pessoa idosa, permitindo gerir sua casa e sua vida. Continuam sendo atividades mais complexas, como exemplo temos: fazer atividades domésticas, lavar roupa, cuidar da alimentação, usar telefone, controle financeiro, cuidar de outra pessoa e de pets, utilizar meio de transporte, cuidar de sua própria medicação, enfim gerenciar sua vida e seu lar. Quando a pessoa idosa perde funcionalidade, inicia o processo de dependência, onde outra pessoa precisa para auxiliar ou lidar com essas atividades diárias.
Observamos muitos idosos que cuidam dos seus netos, ou que filhos ainda residem juntos, ou até mesmo cuidam do seu cônjuge. O grande olhar e cuidado para esta fase, e perceber se essa pessoa idosa ainda tem capacidade para lidar com todas essas tarefas, pois a sobrecarga a esta pessoa com dificuldades podem gerar complicações diversas.
Atividades Básicas
São habilidades necessárias e básicas do seu dia, como: levantar e caminhar, higiene pessoal, se vestir e comer sozinho. Quando a pessoa apresenta perda de força muscular, déficit de equilíbrio, ou outras doenças incapacitantes, perdem a funcionalidade e com isso, se tornam dependentes de atividades simples.
Prevenção e Cuidados
Independente da sua idade o recomendado é manter a atividade física, pois a perda de massa muscular inicia por volta dos 30 anos de idade, e não na fase de senescência (envelhecimento) como muitos acreditam.
O declínio do corpo inicia muito antes de se tornar um idoso, então precisamos pensar na nossa velhice desde jovem para sermos pessoas ativas e manter as nossas atividades de vida diária pelo maior tempo possível, continuando com autonomia e independência.
Atividade física é essencial para o envelhecimento do corpo, e para auxiliar no processo da perda muscular e evitar a sarcopenia. Quando a pessoa já está com 60+, é fundamental ter uma boa avaliação geriátrica e sim, podemos iniciar a atividade física em qualquer idade, procurando um profissional adequado.
A fisioterapia em Gerontologia atua diretamente na população idosa que apresentam a perda de massa magra e a sarcopenia, e suas variadas consequências. Com uma equipe multidisciplinar, conseguimos dar a melhora na qualidade de vida e nas atividades de vida diária desse idoso.
Você mais jovem, pense nisso, e comece a cuidar do seu corpo e mantê-lo ativo e forte preparando para o seu envelhecimento.
Você, 60+, que nunca fez exercícios, nunca é tarde para começar, os benefícios são diversos.
E para o público, 80+, com exercícios voltados específicos para cada indivíduo dentro das suas condições conseguimos manter o corpo ativo.
Pense nisso!
Por Juliana Mondardo, Fisioterapeuta e Especialista em Gerontologia.
“O conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade deste autor.”
Foto: Google/Divulgação
1 Comentário
Realmente, essa mensagem é muito importante,temos q ter atenção como nosso envelhecer.
Parabéns e obrigada .