Prefeituras da AMREC terão setor de licitações compartilhadas
CRICIÚMA – A união dos municípios da Região Carbonífera, por meio da AMREC, segue promovendo avanços na gestão pública regional. Na reunião ordinária dos prefeitos, realizada nesta quarta-feira (30/04), na sede da Associação, em Criciúma, os gestores discutiram novas parcerias com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário (CIM-AMREC). O principal encaminhamento foi a aprovação da criação de um setor de licitações compartilhadas.
Por meio do CIM-AMREC, o novo departamento atenderá os 12 municípios da Associação. Conforme o presidente da AMREC, prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, a proposta visa ampliar a eficiência dos processos licitatórios, garantindo economia de recursos públicos e maior agilidade nas contratações realizadas pelas prefeituras.
“O que está sendo construído de forma conjunta entre os municípios, com apoio do CIM-AMREC, representa mais agilidade e qualidade nos serviços para a população. É isso que buscamos quando fortalecemos o trabalho em união”, destacou Fontanella.
O presidente do CIM-AMREC, prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, relata que durante a reunião, também foi aprovada a celebração de um convênio com a Polícia Militar, que permitirá a captação de recursos por meio do consórcio.
Segundo ele, a medida tem como objetivo fortalecer a segurança pública regional, com investimentos em infraestrutura e apoio às ações operacionais. Além disso, Neguinho afirma que outro ponto de pauta foi o avanço no processo de implantação da gestão ambiental regionalizada. “A iniciativa entra agora em uma nova etapa, que inclui a formalização dos trâmites burocráticos, a estruturação de uma equipe técnica, definição de custeio e realização de capacitações específicas para os profissionais da área”, pontua Neguinho.
Entre as decisões desta reunião, ainda foi anunciada a abertura de edital de credenciamento de clínicas veterinárias, medida que busca ampliar o acesso aos serviços de saúde animal e ao controle populacional, com impacto direto na saúde pública dos municípios.
Participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Criciúma, Forquilhinha, Lauro Müller, Nova Veneza, Orleans, Siderópolis e Treviso, além dos vice-prefeitos de Cocal do Sul e Morro da Fumaça, e um representante de Urussanga.
Fonte: Kênia Pacheco/Comunicação Amrec