Palestra chama atenção para importância dos museus

Palestra chama atenção para importância dos Museus

A turma do 7º ano da Escola Dr. Tullo Cavallazzi participou nessa quinta-feira, dia 22, da atividade de formação no Museu do Carvão em Siderópolis. Os estudantes assistiram a palestra “Museus e suas Transformações”, ministrada pela museóloga Franciele Maziero e que faz parte da programação da 22ª Semana Nacional de Museus.

Para a professora de História e Geografia, Fabíola Caetano Bez, é fundamental que as novas gerações entendam e tenham consciência da importância da preservação dos Museus. “Cuidar e preservar os museus é cuidar da nossa história. É a cultura que precisa ser valorizada, e eles precisam compreender isso”, comentou a professora.

Logo após a palestra, os alunos ainda fizeram uma visita guiada ao espaço do Museu, localizado no antigo escritório da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Até o dia 13 de junho, o local estará com a exposição coletiva “Turbilhões, Rupturas e Novos Rumos”, além das peças que já fazem parte do acervo do espaço.

A mostra integra a programação da Semana Nacional de Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), e que neste ano tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”. Esta é a primeira vez que Siderópolis participa oficialmente da programação nacional, e que conforme o assessor de Cultura e Turismo, Arisson Fabrício Nunes, é uma honra. “Em 2025, estamos planejando muitas exposições, e será importante integrar nossa programação oficialmente ao circuito nacional”, destacou.

Turbilhões, Rupturas e Novos Rumos

A exposição reúne obras de oito artistas catarinenses, com curadoria de Marcos Dagostin, que também participa da mostra, junto de Álvaro Piuco, Clara Rovaris, Guilherme Amante, JP Anjo, Luiz Gustavo Corrêa, Nathaly Julian e Strong.

Fonte: Comunicação Prefeitura de Siderópolis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *