Painel da ACATE discute tendências e transformação no mercado da saúde

Painel da ACATE discute tendências e transformação no mercado da saúde

CRICIÚMA – Tendências que estão redesenhando o mercado da saúde, como o avanço da tecnologia, a digitalização de processos e a mudança no perfil de consumo dos pacientes, foram debatidas em um painel promovido pela vertical ACATE Saúde nesta quinta-feira (8), no Centro de Inovação de Criciúma (CRIO). O bate-papo reuniu representantes de empresas que atuam em diferentes elos do setor: Cleonice Becker Carminatti, gerente executiva da URC Diagnósticos; Kamila Borges Silva, diretora tecnológica e operacional da Maxipas; e Clarice Flor Marçal, gerente de estratégia e inovação da GAM Distribuidora. A mediação foi conduzida por Helton Marinho, fundador e CEO da healthtech Ninsaude.

Entre os temas abordados, a humanização do atendimento e a criação de experiências positivas para o paciente apareceram como tendências em destaque. Cleonice Becker Carminatti ressaltou a importância de colocar o cliente no centro das decisões e compartilhou uma iniciativa recente da URC Diagnósticos nesse sentido: a criação da URC Fetal, unidade voltada exclusivamente para exames de imagem em gestantes. “A ideia foi separar esse momento tão especial da gestação de outros atendimentos que, muitas vezes, estão ligados a diagnósticos difíceis. Queríamos proporcionar um ambiente mais sensível, que respeitasse essa fase da vida da mulher”, afirmou.

O âmbito da saúde ocupacional e o papel da tecnologia na promoção da saúde preventiva foi enaltecido pela diretora da Maxipas, Kamila Borges Silva. Segundo ela, a análise de dados e o uso de sistemas integrados têm permitido à empresa atuar de forma mais proativa na gestão da saúde de trabalhadores. “Nosso foco é antecipar situações de risco e promover qualidade de vida, não apenas intervir em momentos de doença”, explicou. Ela pontuou ainda que a inteligência artificial e os desdobramentos da transformação tecnológica acelerada pela pandemia atingem o mercado da saúde, como toda a sociedade. “Estamos diante de uma nova geração que cresceu imersa no ambiente digital. Isso impõe desafios para as empresas tanto na contratação de talentos quanto no relacionamento com os clientes”, avaliou.

O cenário da GAM – uma das maiores distribuidoras de medicamentos do Sul do paí0, sediada em Tubarão –  foi trazido por Clarice Marçal, que destacou o movimento da empresa em direção à inovação por meio de parcerias com healthtechs. Segundo ela, esse é um dos caminhos adotados pela organização para acompanhar as transformações do setor. “Estamos focados também em implementar soluções com base tecnológica de IA. Entendemos que é um caminho sem volta e que poderá oferecer muitas oportunidades para o aumento da eficiência operacional”, afirmou.

Sobre a URC

Fruto da inquietação de um grupo de médicos empreendedores interessados em trazer o primeiro equipamento de ultrassonografia fora de ambiente hospitalar para Criciúma, a URC Diagnósticos completa 35 anos de atuação em 2025, consolidando-se como referência em serviços de saúde na macrorregião Sul de Santa Catarina.

A clínica, especializada em diagnósticos por imagem, conta com uma equipe de mais de 100 colaboradores e um corpo clínico multidisciplinar formado por 20 médicos radiologistas, que abrangem mais de 20 subespecialidades da radiologia.

Com quatro unidades no bairro Pio Corrêa, a URC Diagnósticos oferece exames de ressonância magnética (com equipamentos de 1,5 e 3 Tesla), tomografia computadorizada, ultrassom, raios-X, mamografia, mamotomia, densitometria óssea, eletrocardiograma, entre outros. Seu parque tecnológico é composto pelos equipamentos mais modernos disponíveis no mercado, garantindo precisão nos resultados, menor índice de radiação e maior conforto ergonômico para os pacientes.

Fonte: Alfa Comunicação e Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *