
Certa vez, em uma palestra, fui perguntado acerca de quais seriam as características essenciais para que um empreendedor seja considerado vencedor, ou seja, que eu descrevesse a fórmula do sucesso.
Inicialmente, disse que não acreditava em fórmula mágica ou receita de sucesso, mas que, após 30 anos dedicados ao estudo e prática da Administração e tendo em vista razoável sucesso como Empreendedor, Consultor e Docente da área, entendia que algumas atitudes, ou, melhor, certas posturas deveriam ser seguidas.
De imediato, em poucos segundos, me veio à imagem do Programa 5 S, filosofia oriental que tem como intuito, promover, por meio da consciência e responsabilidade coletiva, sensos como, por exemplo, disciplina, segurança e produtividade no ambiente de trabalho.

Neste momento, de sopetão, respondi ao ouvinte da palestra que eu ministrava que, talvez, o possível “segredo” fosse o que eu denominava de Seis (6) S´s do empreendedor.
Assim, com base na minha experiência como Consultor Empresarial em mais de 1900 processos de consultoria e assessorias prestadas, enquanto Empreendedor de cinco (5) organizações e de professor com três décadas de atuação, unindo, portanto, a prática empresarial com a teoria acadêmica, percebo seis (6) características de sucesso dos empreendedores.
1) SANGUE – Poderíamos chamar de destino, predestinação, mas o Empreendedor não nasce pronto, situações e acontecimentos na vida podem levar alguém a empreender. Ok, você pode dizer e, até certo ponto, concordo que alguns, talvez, nasçam com esta facilidade, com uma compleição, porém,a necessidade é a mãe da criatividade.
Como dizia o genial Mário Quintana: “A preguiça é a mãe do progresso. Se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”.
Muitos cursos disponíveis afirmam que podem ajudar você a se tornar um melhor empreendedor, mais bem preparado, sendo que muitos deles são gratuitos e on-line, para fazer no conforto de sua casa, mas, na verdade, nenhum curso vai lhe dar força de vontade e ou sangue, caso você não tenha.
Desta forma, o sangue é a PAIXÃO, pois de nada adiantará realizar cursos, ter ideias, possuir dinheiro, se não tiver vontade. Desta forma, caso você não tenha esse desejo e/ou não esteja preparado, não empreenda por empreender, não faça por fazer, afinal, já existe muita gente prestando serviços ruins, de má vontade. Entre para fazer a diferença, com SANGUE nos olhos, COM PAIXÃO.

2) SUOR – Como toda nova empresa, ao empreender, você dedicará praticamente todo seu tempo, esforço e, talvez, recursos para fazer dar certo este seu sopro empreendedor. Deverão acontecer também momentos de ausência da família e amigos, o que pode trazer momentos de angústia e tristeza, mas, se você tiver o Sangue, seu SUOR valerá a pena, trará resultados.
Provavelmente, você sofrerá muitos revezes, ouvirá muitas vezes a palavra não, mas deverá saber entender estas “negativas” como oportunidades de melhoria e, claro, persistir, perseverar.
Como se diz, sem suor não existem conquistas, ou como eu costumo repetir: “suor e lágrimas são líquidos e salgados, mas têm resultados diferentes, pois as lágrimas podem te trazer solidariedade, mas, apenas o suor lhe trará resultados.“
3) SALIVA – Poderíamos dizer que o empreendedor, quando é novo no ramo de negócio, sem histórico familiar que o credencie e ou não tendo case de sucesso anterior para demonstrar, precisará ter uma exímia capacidade de comunicação, ou seja, de SALIVA, de forma estruturada, convincente, para, assim, conseguir obter sucesso, seja para conquistar os clientes, realizar parcerias, conseguir investidores para o seu plano de negócio, enfim, conquistar e manter relacionamentos.
Assim, a oratória, o poder de persuasão, de convencimento devem ser treinados. A realização de cursos de Comunicação em geral, como, por exemplo, Programação Neurolinguística, Negociação, Vendas, dentre outros, deve ser uma constante.
Lembre-se de que, se você não é conhecido, precisa ser lembrado, criar na mente das pessoas o seu diferencial. Portanto, se comunicar bem é fator decisivo e fundamental, para ser visto e lembrado.

4) SENTIDO- Já dizia o ditado que “para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho serve”.
Desta forma, qual o rumo, qual o objetivo que sua empresa irá perseguir? Qual é a sua definição de Negócio e a Proposta de Valor? O que fará, de maneira clara e eficaz, para melhorar a vida dos seus clientes? O que terá de diferencial?
Estamos falando, ao final, de Planejamento, afinal, estudos comprovam que organizações que melhor se posicionam perante o mercado, de forma ética, honesta e correta, conseguem atrair e manter mais clientes, além de darem orgulho às pessoas que nela trabalham, conhecido como engajamento e senso de pertencimento da equipe.
Como já dizia Monteiro Lobato no seu famoso “Apelo aos Operários“, o verdadeiro objetivo de uma indústria não é ganhar dinheiro e sim, o bem servir ao público, produzindo artigos de fabricação conscienciosa e vendendo-os pelos preços mais moderados possíveis, pois a indústria que se norteia por estes princípios nunca para de crescer, nem de desdobrar-se em benefícios para todos quantos nela cooperam. Torna-se uma obra de paciência, consciência e boa vontade – três elementos sem os quais nada se consegue no mundo, pois quem não pensar assim prestará um verdadeiro serviço à empresa, ao público e aos seus colegas, retirando-se do cenário…”
Logo, defina o rumo, o objetivo da organização, aonde você quer chegar, de que forma irá atingir este estado futuro e comunique, posicione-se perante o mercado, mostre seu valor ao cliente.
Mas, e, acima de tudo, corra em direção a este Sentido.

5) SABEDORIA – Saber lidar com as adversidades, refazer o planejamento, verificar estratégias, lidar com pessoas, sofrer derrotas sem esmorecer, fazem parte do “pacote” de diferenciais que o empreendedor precisa ter. Muito se tem falado acerca da resiliência, que é necessário ser resiliente.
Este é um conceito que advém da ciência física e nos ensina que, se até os materiais são capazes de enfrentar grandes turbulências/problemas e voltar ao seu estado original, nós, seres humanos, dotados de racionalidade, também o devemos ser.
Assim sendo, os empreendedores devem ser capazes de entender que, neste ambiente turbulento, de mudanças e pressões extremas, devem ser capazes de usar a SABEDORIA para analisar/verificar/refazer planos e estratégias constantemente, entendendo as lições, verificando erros e planejando melhor.
A busca pelo autoconhecimento e o estudo da Inteligência Emocional, capacidade de administrar as emoções para alcançar objetivos, lidando de forma correta com medos, inseguranças e frustrações, podem ser ótimos aliados.
Enfim, SABEDORIA é a capacidade de dar a volta por cima, de mesmo quando se está enfrentando dificuldades, não perder o SANGUE, não desistir do SUOR e melhorar ainda mais sua SALIVA.

6) SINERGIA – Não basta ao empreendedor ter a vontade (SANGUE), correr atrás (SUOR), ter uma comunicação assertiva (SALIVA), ter feito um bom planejamento (SENTIDO) e saber lidar com sua mente (SABEDORIA).
Talvez, a característica mais marcante e ou mais observada em um empreendedor seja a SINERGIA, capacidade de somar esforços, lidar e agregar pessoas, sejam colaboradores, fornecedores, parceiros, sócios, negociar com concorrentes, bom relacionamento com governo, agências reguladoras.
Afinal, o todo é maior que a soma das partes!
Se as organizações são coletâneas de processos (funções, cargos e tarefas) e sendo estes executados pelas pessoas, é essencial saber lidar com elas, já que o desempenho da sua empresa, frutodo seu sonho empreendedor, será feito e resultado da ação das pessoas.
Afinal, inovação não vem de máquinas, apenas de pessoas.
Neste ponto, reflita, como estão e ou serão seus processos? Irão ajudar ou atrapalhar o fluxo de trabalho?
Como você negocia com as pessoas que interagem com sua organização? Incentiva e estimula a inovação? Como gerencia e ou irá gerenciar o Clima Organizacional?
Como será a sua Gestão de Pessoas? Ou você não terá tempo e ou não acredita nisso, pensa que ” empregado não pode ter vontade e ou dar palpites?
Certa vez foi dito que falhar na preparação é a preparação para a falha.
Não seja empreendedor apenas pelo dinheiro, apesar de o mesmo ser importante, mas, dentre as opções de empreendimento, escolha aquela que você realmente gostará de fazer, será dedicado e fará a diferença.
Corra atrás, faça bem feito e boa sorte!