Representantes da sociedade civil e do poder público atuarão juntos no fortalecimento da política de assistência social até 2027
COCAL DO SUL – A cerimônia de posse dos novos representantes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Cocal do Sul, para o biênio 2025/2027, foi realizada nesta terça-feira (20), no gabinete do prefeito.
A nova composição do CMAS conta com representantes da sociedade civil e do poder público. Foram empossados os representantes dos usuários, Luciano Gonçalves de Souza e Thais Rosso Gazzola; das entidades, a APAE de Cocal do Sul; e dos trabalhadores do SUAS, Morgana Moro Salgado e Ivaneile Alves Pereira, com Meri Helen da Rocha como suplente.
Embora o prefeito Ademir Magagnin esteja em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, ele ressaltou em mensagem que “a atuação do conselho fortalece a política de assistência social, assegurando que a voz da população seja ouvida e respeitada”.
Representando o chefe do Executivo na solenidade, a vice-prefeita Roseny Cittadin Barbosa (Nega) reforçou o compromisso do governo com a participação popular. “É por meio desses conselhos que garantimos a escuta da sociedade e o aperfeiçoamento das ações públicas. Agradeço a todos que se colocaram à disposição para essa missão”, disse.
Para Luciano Gonçalves de Souza, o mais votado entre os representantes da sociedade civil, o novo desafio exige responsabilidade.
“É uma experiência nova para mim, mas quero contribuir com melhorias e com tudo o que puder ajudar. Ver as necessidades do movimento social e participar de algo que realmente possa fazer a diferença é o que me move”, declarou.
A secretária de Assistência Social, Salete Cittadin, que também passa a integrar o novo conselho, destacou o papel estratégico da participação da comunidade.
“A presença da sociedade civil no CMAS é fundamental para que as decisões não fiquem apenas nas mãos do poder público. É assim que fortalecemos o SUAS: com diálogo, transparência e participação ativa das pessoas que vivenciam a realidade da nossa cidade”, afirmou.
O analista jurídico da prefeitura, Douglas Gava, que representa o poder público no conselho, destacou a importância de uma atuação alinhada com a legislação e voltada para os cidadãos.
“A gente sempre tem que estar pautado no respeito às leis e buscar a melhor forma de atender os munícipes. A participação dos conselheiros hoje foi significativa, e acredito que faremos uma excelente gestão nesse biênio”, afirmou.
Durante a posse, a ex-presidente do Conselho, Rosiclei Prior Viola, compartilhou orientações com os novos membros e apontou os principais desafios da nova gestão.
“O maior desafio é o conhecimento. Muitas vezes, o conselheiro não sabe o que é de responsabilidade do Conselho e o que não é. Eles precisam se capacitar, entender o papel que desempenham, pois muitas decisões passam por aqui, como a aprovação de recursos e a fiscalização das entidades”, explicou.
Para a assistente social Mariene Rocha da Silva, o desafio é mobilizar os novos conselheiros e fortalecer o entendimento sobre o papel do Conselho.
“Precisamos nos organizar, saber como podemos movimentar a política de assistência social. A sociedade ainda desconhece o poder que o Conselho tem. E aqui em Cocal, apesar de estarmos em uma região privilegiada, ainda temos reflexos da desigualdade, como a pobreza, violência, dependência química e vulnerabilidade dos idosos e crianças. É um trabalho de formiguinha, mas essencial para mudar realidades”, concluiu.
Agora, o próximo passo do grupo será a definição dos cargos de presidência, vice e secretaria do Conselho, para o início dos trabalhos efetivos.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Cocal do Sul