Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus reforça compromisso com impacto e sustentabilidade
Durante dois dias, cerca de 650 pessoas assistiram palestras participaram de troca de experiências que enfatizaram a importância da colaboração entre empresas, governos e organizações para impulsionar mudanças reais e positivas
CRICIÚMA – Com palestras inspiradoras, debates enriquecedores e a presença de especialistas nacionais e internacionais, o IV Fórum Internacional de Inovação Social, realizado pela Abadeus Centro de Inovação Social nesta terça e quarta-feira (25 e 26/3), em Criciúma, superou as expectativas e se reafirmou como um dos principais eventos do setor no Sul do Brasil.
O encontro, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (Acic), recebeu cerca de 650 pessoas e reuniu líderes empresariais, pesquisadores e representantes do setor público para discutir soluções inovadoras em investimentos de impacto e sustentabilidade.
“O Fórum é uma forma de devolvermos para a sociedade tudo que é investido na Abadeus e contribuir com a cultura da sustentabilidade. Iniciamos tímidos em 2022 e chegamos à quarta edição, com o evento consolidado, que se tornou internacional e traz pessoas de várias regiões do estado e do país. Estamos impressionados pela repercussão que teve e também pela participação de muitas empresas, o que representa uma mudança de cultura, ou seja, que estão preocupadas em impactar positivamente a comunidade”, enfatizou a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro, ao agradecer também os apoiadores e mantenedores da Inovação Social Abadeus, à cidade de Criciúma e à região.
“Temos aqui uma grande rede de apoio que vai da comunidade, passa pelo setor público e chega ao privado”, acrescentou.
Palestras de impacto
Entre os destaques da quarta-feira, o co-CEO do Sistema B Brasil, Rodrigo Gaspar, abriu a manhã ao abordar a necessidade de mudanças para um futuro mais sustentável. “Um evento como este é muito importante em uma cidade de 220 mil habitantes como Criciúma que, provavelmente, representa melhor o Brasil do que grandes metrópoles. Temos realidades semelhantes por todo o país que precisam de soluções práticas como as que a Abadeus implementa aqui há mais de seis décadas. Ela é uma entidade consolidada, com conceitos que deixaram de ser teoria e entraram na prática para impactar gerações. O que é feito em Criciúma e região é modelo de como os três setores, como uma força que segue na mesma direção, geram benefícios para um bairro, cidade, país e planeta”, afirmou.
Já o pesquisador do Yunus Social Innovation Centre, Carlos Azevedo, apresentou insights sobre o papel das organizações híbridas na transformação da sociedade. Ainda antes da palestra, o português visitou a Abadeus e se disse impressionado com tudo que viu. “Testemunhei o impacto que ela tem na comunidade e me emocionei com os relatos dos alunos e professores. O que chama atenção é a capacidade que a entidade tem de atrair talentos qualificados, além da liderança inspiradora que contribui para um impacto real. Vivemos em um momento desafiador na agenda da sustentabilidade e do impacto social, ao mesmo tempo é importante que estas discussões aconteçam”, ressaltou.
Mudanças reais
Além das palestras, o networking e a troca de experiências reforçaram a importância da colaboração entre empresas, governos e organizações para impulsionar mudanças reais e positivas. A programação da manhã de quarta-feira foi complementada com a participação de Allan Mendes, da Natura&Co, e Karol Muniz, do Social Good Brasil, que promoveram discussões sobre liderança, tecnologia e inovação social.
“A Abadeus faz um trabalho inicial de assistência, mas dá continuidade a essa ação, e ambos são fundamentais para gerar renda e oportunidades, pois, além de fazer com que as pessoas consigam o apoio inicial, também mudem a trajetória. Fico feliz em ver uma organização como esta sendo inspiração para outras entidades e pessoas ao promover um evento como este”, salientou Karol.
“A entidade é a grande protagonista deste movimento de relevância ímpar ao abrir oportunidades incomparáveis para empresas como a nossa e demais colaboradores que trazem temas relevantes ao evento”, falou Allan Mendes.
O Fórum
O Fórum Internacional de Inovação Social é um evento do ecossistema de inovação do Sul catarinense, organizado pela Abadeus Centro de Inovação Social, que se consolida como ponto de encontro entre pessoas, organizações, empresas e poder público engajados em buscar soluções inovadoras para os grandes desafios de sustentabilidade do tempo atual, por meio de novos modelos de desenvolvimento territorial que se destacam no mundo.
“A iniciativa se consolidou como um marco para a Inovação Social Sul catarinense que reúne líderes, formadores de opinião e especialistas comprometidos com a busca por soluções inovadoras para os desafios socioeconômicos que enfrentamos. Juntos, temos o objetivo de construir um futuro mais justo e sustentável. Ter a inovação como a nossa grande estrela nos dá a certeza que essa missão será bem sucedida”, relatou o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/SC, Renato Carvalho.
Parcerias
O IV Fórum Internacional de Inovação Social da Abadeus conta com o apoio de diversas instituições que entendem a importância da Inovação Social e contribuem para viabilizar o evento, como Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc); Prefeitura de Criciúma; Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); Plano Saúde São José; Satc; Unesc; Sicredi; Rio Deserto; Instituto Sabin; Vanelise e Contato Internet. O apoio institucional é garantido pelo Sebrae/SC e Acic.
Além disso, o evento conta com a colaboração de diversas organizações, como Portugal Inovação Social; Associação Brasileira de Recursos Humanos de Santa Catarina (ABRH/SC); Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH Sul Catarinense); Carvão +; Clube de Marketing Acic; Amai-vos uns aos outros; Bossa Experiências Criativas; NZBT Consultoria em Comunicação; Ministério Público do Trabalho (MPT); e Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região. A união de esforços dessas entidades reforça a importância do evento na promoção da inovação social e do desenvolvimento sustentável em Santa Catarina.
Texto: Marciano Bortolin/Partner NZBT Comunicação
Foto: Divulgação Abadeus