Fort Atacadista implanta solução de startup de SC com IA para reduzir furtos
FLORIANÓPOLIS – O Fort Atacadista diminuiu a incidência de furtos de produtos em suas lojas ao implantar uma solução de videomonitoramento com inteligência artificial (IA) desenvolvida pela Deconve, startup catarinense e associada ACATE. O programa de inovação aberta da Associação, o LinkLab, foi a iniciativa que estabeleceu a conexão entre as empresas, visando resolver um desafio de prevenção de perdas identificado pela rede de supermercados que faz parte do Grupo Pereira.
A preocupação da rede atacadista em busca de prevenir prejuízos se insere no contexto de crescimento de crimes que atingem todo o varejo alimentar, sendo os furtos internos e externos responsáveis por, em média, 31,7% das perdas, conforme dados da Associação Brasileira de Prevenção de Perdas (Abrappe) e KPMG.
Foi com a instalação de um software baseado em IA nas câmeras de monitoramento que o Fort Atacadista tornou mais assertiva a inibição de roubos e furtos. Entre os resultados positivos também está o retorno sobre investimento obtido logo na fase de testagem em apenas uma loja: “Tivemos um payback de seis vezes em relação ao valor investido na solução em um mês de testes”, relata Victor Hugo Soares, do setor de Inovação do Grupo Pereira e responsável pelo GPS (Grupo Pereira Startups).
Na prática, a solução desenvolvida pela Deconve informa de maneira preventiva sobre a entrada de pessoas com histórico de tentativas de furto nas lojas. Além disso, a ferramenta envia uma mensagem às equipes internas de segurança para acompanhamento das possíveis ocorrências.
Rodrigo Tessari, CEO da Deconve, afirma que junto ao LinkLab a solução amadureceu, gerando também oportunidades de comercialização para outros clientes. Ele destaca como a conexão com o Fort Atacadista foi importante: “O contato com grandes empresas é uma vantagem de estar no ecossistema da ACATE, pois elas trazem problemas reais. Aqui também encontramos um ambiente onde as pessoas estão dispostas a ouvir e principalmente ajudar. Quando linka esses dois fatores, você começa a desenvolver soluções que vão resultar em negócios fechados e benéficos para os dois lados”.
Fort Atacadista no LinkLab
Com mais de 60 lojas espalhadas por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Santa Catarina, a rede atacadista iniciou relacionamento com ecossistemas de inovação no estado catarinense. “À medida que começamos a evoluir no interesse da área de tecnologia e do grupo como um todo em se aproximar desses ecossistemas, não tinha como não começarmos pensando onde o grupo nasceu. De forma muito orgânica, o primeiro lugar que pensamos em nos relacionar foi com a ACATE”, conta Victor Hugo Soares.
O profissional do setor de inovação do Grupo Pereira ressalta a estratégia de inovação aberta implementada junto ao programa LinkLab: “Entendíamos que diante de tantas transformações digitais, sejam até para o próprio negócio e para o mercado do varejo como um todo, era importante que a gente olhasse para além da capacidade interna de construir negócios, mas também se conectar a outras soluções externas e outros parceiros”.
Dentro do LinkLab, o Fort Atacadista acelera a cultura de inovação por meio da geração de negócios com startups e de uma metodologia que abrange desde o diagnóstico de desafios até a implementação de soluções inovadoras. Para Victor, o programa é fundamental no desenvolvimento do grupo: “Quando queremos ir mais rápido, vamos sozinhos, mas quando queremos ir mais longe, vamos juntos. Isso é um perfeito exemplo do porquê se relacionar com o LinkLab”, finaliza.
Fonte: Comunicação Acate