Coluna 04 – 26/03/2025
De Repente 60+
@jusmondardo / email: [email protected]
Fim do Verão
No Brasil há diversas praias, sendo um ponto turístico e de descanso para muitas pessoas, a beleza natural encanta, porem a falta de acessibilidade para o público impede que muitos aproveitem o mar.
Todos temos o direito de acessar a praia, mas um grande detalhe é a Acessibilidade a todos.
Uma pessoa idosa ou uma pessoa com necessidades especiais independente da idade, apresentam dificuldades para chegar à beira mar e poder aproveitar o momento ao lado dos familiares e amigos na época do ano mais esperada por todos, o verão.
Calçadões, banheiros adaptados, rampas de acesso à praia, entre outros, são essenciais para o deslocamento até próximo ao mar.
Acessibilidade para todos
Você já ouviu falar na cadeira anfíbia?
A cadeira proporciona oportunidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade em deambular desfrutarem de momentos de lazer ao ar livre, como na praia. Devido suas rodas largas, a cadeira evita o atolamento na areia, permitindo movimentos leves e fáceis, tornando a experiência prazerosa, possibilitando também um banho de mar.
A principal dica é procurar por praias que ofereçam esta acessibilidade, a cadeira anfíbia, juntamente aos guarda-vidas, preparados a auxiliar a pessoa idosa. A disponibilidade das cadeiras pode ser consultada no aplicativo “CBMSC Cidadão”.
No Balneário Rincão, existe o projeto Praia Acessível que promove a inclusão de pessoas com deficiência na praia. As orientações e informações podem ser buscadas com os bombeiros e voluntários do projeto, onde estão habilitados para ajudar, no Posto 1, localizado na Zona Norte é o ponto central para encontrar o projeto.
Pessoa idosa aproveitando o mar
Na foto, Celso, com 77 anos, teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) aproximadamente 3 anos, necessitando de andador para sua deambulação, morador de Laguna, foi criado ao redor do mar, sempre desfrutando das belas praias da região. Após o AVC, devido suas sequelas, tornou-se um obstáculo ir a praia, mas ao descobrir a cadeira anfíbia pode manter sua alegria em ir ao mar, reencontrar vários amigos, e estar na presença de familiares curtindo a orla lagunense.
A primeira vez que tentou utilizar esta novidade em sua vida, ficou com medo, já que estava debilitado, e necessitando de cuidados, precisava estar seguro e confiar em outras pessoas. Hoje, juntamente com os guarda-vidas que fazem um trabalho incrível passando essa segurança e tranquilidade na assistência, percebemos que Celso, se encontra feliz, confiante, e o principal VIVENDO.
Independente da idade e sua necessidade especial, com amor, carinho, paciência e ACESSIBILIDADE conseguimos um ótimo resultado em ofertar QUALIDADE de VIDA a esta pessoa.
Fim do Verão
Esse verão acabou, mas logo ele está chegando novamente.
E você familiar, pode pensar em incluir o idoso no seu passeio.
Ou, você, pessoa idosa, pode pedir ao seus familiares a levá-lo a praia e aproveitar juntamente com todos um dia lindo de verão.
Por Juliana Mondardo, Fisioterapeuta e Especialista em Gerontologia.
“O conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade deste autor.”
Foto: Rita de Cácia Scarpatto Palma
8 Comentários
É bem interessante, essa matéria concordo plenamente, temos que dar condições para,que as pessoas possam ir e vir de maneira segura, tenho certeza que vai acontecer a compra das cadeira parabéns a essa profissional com tanto interesse de melhorar ,pois de nada adianta os bombeiros que são maravilhosos e competentes mas sem as cadeiras nada podem fazer.
Todos queremos ser livres, curtir a praia, o mar e em Laguna podemos usufruir dessas belezas naturais, mas pensando no bem estar de todos precisamos ter uma praia inclusiva, para acolher as pessoas com necessidades especiais. Que elas tenham oportunidades de se locomoverem com segurança, e para isso a importancia de projetos que facilitem a locomoção das pessoas com deficiência bem como a oportunidade de utlizarem uma cadeira anfíbia. Gostaria de finalizar meu comentário demonstrando minha alegria de ver nessa reportagem o Dr. Celso, médico tão conceituado, pediatra de nossos filhos podendo fazer seu tratamento com a ajuda da equipe dos guarda vidas.
A cadeira anfíbia é um importante instrumento de acessibilidade! Que maravilha ver o seu Celso aproveita a sua tão amada praia de Laguna
Tio Celso, que maravilha ver vc desfrutando um banho de mar com toda seguranca. Muito show! E nossa equipe de guarda vidas é boa demais.
Deixo uma sugestão. Que, dentro de possível, o órgão público consiga colocar cadeira anfíbia com suporte para o pescoço. Uma jovem queria muito um banho de mar. Mas, a cadeira que temos não dá para ela usar.
Parabens
Achei maravilhoso fazer essa divulgação da cadeira anfíbio,proporcionando qualidade d vida p quem tem suas limitações.
Celso ficou emocionado em ler, pois só com essa cadeira é com os profissionais bombeiros,ele pode novamente desfrutar a beira do mar da laguna q ama tanto.
Nosso agradecimento aos bombeiros do posto 3 q são maravilhosos no atendimento.
Tomara q esse projeto se mantenha e q melhore também com rampas d acesso.
Parabéns Juliana pela matéria
É muito lindo ver esses profissionais
Fazendo essa boa ação, e esse mocinho todo contente
Parabéns
É gratificante ver matérias como essa, conheço o Sr Celso e sei o quanto foi libertador para ele, poder com a ajuda desses profissionais, voltar a desfrutar da praia.
Que Deus continue abençoando todos que de alguma
forma,contribuem para a inclusão.
Lindo trabalho.