Escassez de mão de obra atinge mais de 57% das empresas brasileiras
Ações para minimizar impactos da falta de profissionais qualificados e disponíveis serão discutidas em Criciúma
CRICIÚMA – Contratar profissionais é um desafio constante para muitas empresas do país. E os motivos para a dificuldade de encontro e retenção de talentos, são diversos. Em Santa Catarina, uma das razões é a baixa taxa de desocupação no mercado de trabalho. No último trimestre de 2024, o índice chegou a 2,7%. Além de ser o melhor desempenho dos últimos 10 anos no estado, é o segundo melhor desempenho em todo o país, atrás apenas do Mato Grosso (2,5%).
No entanto, a dificuldade de contratação é registrada em todo Brasil. Uma pesquisa feita pela equipe de Sondagens do FGV IBRE apontou que mais de 57% das empresas dos setores de comércio, serviços, indústria e construção têm dificuldade em contratar ou reter colaboradores. O setor da Construção segue na frente, com 82,4%, seguido pelo varejo (77,3%), indústria (76,8%) e serviços (76,5%).
E em um mercado cada vez mais competitivo, gestores e profissionais de recursos humanos precisam estar atualizados, qualificados e munidos de ferramentas adequadas para superar esse desafio. “Estamos em um momento de transformação, onde é necessária a adaptabilidade e também a serenidade dos profissionais de RH, líderes e empresários para traçarem juntos novos caminhos. Ações que venham a reverberar no ambiente corporativo, trazendo maior satisfação às pessoas e atendendo aos seus novos propósitos de trabalho, onde se unem os planos de realização profissional e de vida plena”, avalia Tania Aquino, presidente da ABRH Regional Sul Catarinense
Para auxiliar profissionais que atuam nas áreas de gestão, de recursos humanos, psicologia, administração, liderança, empresários e estudantes, a ABRH Sul Catarinense promove mais um EscaRH, o encontro Sul Catarinense de Recursos Humanos. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio, na Acic, em Criciúma.
O tema da edição deste ano será “Pessoas no Centro da Estratégia”. Além de talks e troca de conhecimento, o encontro promoverá palestras que serão ministradas por grandes nomes do cenário nacional, como Altair Silvestre, que foi o CEO da Intelbras por 20 anos; Aline Enges, CEO da Bebidas Fruki; e Marcelo Nóbrega, Consultor de Inteligência Artificial, Inovação e Tecnologia aplicada a gestão de pessoas.
“Com toda a diretoria, procuramos selecionar de maneira bem cuidadosa os palestrantes, trazendo nomes importantes da gestão e que possam contribuir de maneira prática para o dia a dia das organizações. Todas as empresas têm sofrido com falta de mão de obra e o Escarh traz insights para ajudar gestores a encontrarem uma saída”, destaca Jarbas Cargnin Nunes, vice-presidente financeiro da ABRH.
Inscrições abertas
As inscrições para o evento já estão no terceiro lote e os ingressos podem ser adquiridos pelo link (https://app.higestor.com.br/inscricao/13671/o-futuro-chegou-pessoas-no-centro-da-estrategia). Há possibilidade de descontos para compras em grupos e para associados à ABRH.
“Nossa missão com o EscaRH 2025 é conectar, inovar e transformar. Estaremos explorando as melhores práticas para o desenvolvimento de equipes de alta performance, a construção de uma cultura organizacional sólida e a adaptação às novas demandas do mercado de trabalho para auxiliar a redefinir o papel das pessoas nas organizações”, destaca Lúcia Búrigo, vice-presidente da ABRH Sul.
Fonte: Karol Carvalho/Alfa Comunicação e Conteúdo
Foto: Arquivo EscaRH 2024