Encontro movimenta Cocal do Sul no fim de semana
Emerson Teixeira
Cocal do Sul – O sábado ensolarado levou muita gente até Associação Hobby Sul Modelismo, em Cocal do Sul, para exercitar uma paixão movida à rádio controle: aviões e helicópteros. Muitas acrobacias aéreas, algumas “manicacas” e aeromodelistas do Sul do Estado e até do Rio Grande do Sul marcaram presença. Próximo encontro será em Capivari de Baixo. Já, o maior festival da América Latina, acontece em Gaspar.

A Associação Hobby Sul Modelismo, localizada na Estrada Geral Linha Ferreira Pontes, em Cocal do Sul, recebeu o 7º Encontro Hobby Sul Aeromodelismo, no sábado (22), durante todo o dia. Aeromodelistas de Braço do Norte, Capivari de Baixo, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Santo Amaro da Imperatriz, Torres, Tubarão, Urussanga e até de Capela de Santana (RS) marcaram presença com seus aviões e helicópteros RC (Radio Controlados) e com acrobacias aéreas, tomaram conta do espaço aéreo dentro do terreno onde aconteceu o evento, com ponto alto sendo toda a segurança aos visitantes e para as equipes que estavam envolvidas, que ficaram divididas entre espaço reservado às famílias de um lado e o espaço onde os pilotos mexiam nas suas máquinas para deixarem elas aptas para fazerem as melhores apresentações.

Para Nicolau Machado Kroeffe, o “Tio Nico” do Clube Conesul Modelismo de Capela de Santana (RS), que viajou quase 400 quilômetros até Cocal do Sul, a fascinação por Aeromodelismo começou aos 14 anos, ajudando seu pai, mas sempre foi um apaixonado por motores. “Hoje aos 64 anos de idade, eu sempre participo deste tipo de evento, pois aqui você faz amigos, vejo a evolução dos motores e ainda fico emocionado com essas maravilhas da mecânica e tecnologias embarcadas”, diz Kroeffe. “Para cada tipo de aeronave, sendo real ou escala 1×1, tanto nas rádios controladas (aeromodelos) e tem as características de voo e a gente respeitando essas características, a segurança na pista, onde ficam o público e os pilotos, as coisas dão tudo certo e é uma maravilha, deixando todos felizes”, finaliza Tio Nico.

Para Alex Albino, presidente da Associação Modelismo Amurel (AMA), “foi um evento muito bacana e que reuniu famílias, mostrando como é a nossa modalidade”.

Já, para Cláudio André, de Criciúma, o desafio está na montagem de um espaço no bairro Verdinho para aqueles que praticam o esporte. “Estamos trabalhando para fazer uma pista no nosso município e, desta forma, darmos outras opções além das já existentes. É um trabalho que começou este ano, mas temos confiança que dará tudo certo”.
Charles Spegel, presidente da Associação Hobby Sul Modelismo e organizador do 7º Encontro Hobby Sul Aeromodelismo, fala sobre a importância do encontro e o retorno de quem esteve presente. “O evento foi além das nossas expectativas e o dia foi excepcional para receber as pessoas. Tivemos pessoas que vieram de muito longe para participar e nos prestigiar e nossa maior alegria foi ter recebido muitos elogios do público que esteve lá”, destaca Spegel.
O próximo encontro em Cocal do Sul está programado para o segundo semestre deste ano. Já, o próximo encontro regional será em Capivari de Baixo, entre os dias 04 e 06 de abril, na AMA. O maior encontro de aeromodelismo da América Latina, o 38º Fesbraer, será em Gaspar entre os dias 1º e 04 de maio.
Fotos: Emerson Teixeira