Economia Mundial em Turbulência

Não satisfeito com as repercussões do primeiro pacote de tarifas impostas, TRUMP devolveu as retaliações ocorridas com mais taxas e tarifas, espelhando um verdadeiro pânico nos meios da economia mundial. O troco foi ainda mais pesado doque teria sido o pacote inicial, o que deixou evidente que ele está disposto a ir até as últimas consequências, quando o assunto é estabelecer uma política de maior reciprocidade entre os parceiros do mercado internacional.

A forma como o governo americano vem tratando a questão tarifária de comércio exterior, estabelecida ao longo de décadas de acordos e tratados, parece estar de fato disposto a desmanchar tudo o que se firmou até aqui e recomeçar uma nova trajetória de parcerias, uma vez que não está sendo observado ou respeitado absolutamente nada do que está escrito nesses acordos multilaterais, firmados entre blocos de nações ou mesmo tratados bilatarais.

TRUMP parece confiante nas consequências das suas decisões e vem tratando o assunto como definitivo, zerando o processo de globalização, tão custosamente costurado ao longo das décadas posteriores a segunda guerra mundial. Hoje quase a metade do PIB mundial é transacionado através das relações internacionais, o que torna o mundo um grande e único mercado e isso só foi possível graças a derrubada das barreiras alfandegárias e tarifárias, transformando os produtos produzidos ao redor do mundo cada vez mais comuns tanto em qualidade quanto em valor.

Os Estados Unidos sempre foram considerados competitivos, fortes e leais, no cumprimento de acordos e principalmente generoso no que diz respeito a cedência de benefícios aos seus parceiros e agora TRUMP parece disposto a exigir que devolvam aos Estados Unidos aquilo que abriram mão por longas décadas.

TRUMP não está errado quanto ao objeto do seu desejo, mas a volúpia com que está impondo suas estratégias de alcance é que está exagerada e isso poderá levar a rupturas de relações que podem atingir outras áreas não comerciais, porém estratégicas e tão ou mais importantes do que a simples troca de mercadorias e serviços.

Não tenho dúvidas que, após essa tempestuosa guerra de interesses apenas comerciais, o mundo não será mais o mesmo e sofrerá retrocessos importantese talvez irreverssíveis no tratamento de questões como a PAZ MUNDIAL, MEIO AMBIENTE, FOME, CIÊNCIA, SAÚDE, IGUALDADE SOCIAL, RACISMO e tantas outras questões de importância global.

Além disso, a imposição de tarifas tributárias de ambas as partes, sobre produtos e serviços desencadeará um processo de elevação de custos e preços dos produtos em todo o mundo, gerando inflação global e perda de poder aquisitivo da renda, com provável recessão mundial e queda do emprego, recaindo as consequências sobre a classe mais pobre.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *