Dia do Autista em Criciúma é marcado por carreata

Dia do Autista em Criciúma é marcado por carreata

Emerson Teixeira

CRICIÚMA – No dia em que se comemora o Dia Internacional de Conscientização ao Autismo, 02 de abril, aconteceu em Criciúma a já tradicional Carreata Azul, que chega a sua nona edição, numa ação que busca sensibilizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a importância da empatia, respeito e inclusão.

A saída aconteceu no início da tarde de ontem (02), da sede da Associação de Pais e Amigos dos Autistas da Região Carbonífera (AMA-Rec), na Vila Zuleima, em Criciúma, com a participação dos 209 atendidos na instituição, sendo que 50 autistas que frequentaram nesse dia, participaram.

Image Not Found

A Carreata Azul percorreu importantes ruas da cidade, em direção a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), com a participação de diversos veículos que estavam identificados com balões e fitas azuis, cor que simboliza o autismo. No ponto final da carreata, na Unesc, foi feita uma apresentação e uma fala da importância da conscientização, incluindo uma demonstração do trabalho do canil da Polícia Militar (K9).

Durante todo o percurso houve a participação das forças de segurança pública: polícias Civil e Militar, Cruz Vermelha e outros órgãos que fazem parte da Equipe Multi-Institucional, com o objetivo de garantir segurança e a conscientização dos motoristas e pedestres.

Image Not Found

Almir Fernandes, coordenador da Equipe Multi-Institucional, destaca a importância da mobilização: “O autismo não é um mundo à parte, e todos precisamos colaborar para que a sociedade seja mais inclusiva.” Ainda conforme Fernandes, “a carreata seguiu um trajeto planejado para minimizar o impacto no trânsito, com os veículos utilizando giroflex, e não sirenes, respeitando as necessidades sensoriais das pessoas com autismo”.

Já, para José Augusto de Freitas, presidente da AMA-Rec, “A nossa carreata silenciosa é o dia o qual nós mais fazemos barulho da cidade, justamente para instigar e sensibilizar a sociedade sobre o autismo. O objetivo é chamar a atenção das pessoas para entenderem melhor essa condição e promover a aceitação e a empatia junto à sociedade.”, conclui.

Durante este mês, a AMA realizará outras ações sociais:

05/04: Evento na Praça Nereu Ramos para esclarecimento de dúvidas sobre o autismo;

12/04: Pedágio solidário em cinco pontos da cidade, arrecadando fundos para a AMA, e Imposto de Renda na Praça (Nereu Ramos), em parceria com a Unesc, CMDCA e instituições captadoras;

26/04: Paella solidária do Autismo.

Fotos: Equipe Multi-Institucional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *