Criciúma visa o futuro e as tendências das Smart City em evento internacional
Governo municipal participou do maior evento de cidades inteligentes das Américas
CRICIÚMA – A Prefeitura de Criciúma esteve presente na edição 2025 do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes das Américas e o segundo maior do mundo, realizado de 25 a 27 de março, na capital paranaense. Representaram o município o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Thiago Rocha Fabris, e o representante de Secretária de Governança, Itaci de Sá.
Para o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, a participação neste evento reafirma o compromisso da gestão municipal, com a inovação, sustentabilidade e o desenvolvimento urbano inteligente e integrado, pilares estratégicos para o futuro de Criciúma. “Soluções inteligentes, conectividade e ações sustentáveis evidenciam a importância de buscarmos informações e cases de outras cidades, a fim de transformarmos a realidade da nossa cidade. Almejamos uma cidade mais moderna, voltada para o futuro, que assume um protagonismo tecnológico e sustentável em âmbito regional, estadual e nacional”, destacou o prefeito.
O evento contou, nesta edição, com 50 mil participantes, 300 empresas envolvidas, 500 municipalidades representadas e mais de 100 países visitantes engajados. E durante os três dias, os representantes de Criciúma acompanharam palestras, painéis técnicos e encontros estratégicos, ampliando o repertório de soluções urbanas aplicáveis à realidade local. O objetivo foi identificar boas práticas e iniciativas que possam inspirar ações concretas para o desenvolvimento sustentável de Criciúma.
“O tema do evento foi idealizado para pensar as cidades de forma que possam estimular a felicidade das pessoas. Entender como podemos construir soluções para um futuro mais inteligente, sustentável e considerando o bem-estar das pessoas integradas ao desenvolvimento. Criciúma já está nesta tendência, pensando a reurbanização dos espaços públicos, como os nossos parques e praças, o que indica que o governo municipal está avançando e quer se consolidar ainda mais como um polo de desenvolvimento regional conectado às tendências globais”, destacou o secretário Thiago Fabris.
Principais soluções e ideias para Criciúma
Algumas das soluções que foram destacadas pelo secretário Thiago Fabris foram iniciativas aplicáveis chamada de “muralhas digitais”, com a instalação de sensores que identificam ruídos excessivos e sensores que realizam análise dos fluxos de trânsito e mobilidade, identificando horários de maior volume e sugerindo novas rotas. “Outra solução tecnológica trata-se de um cadastro único que utiliza reconhecimento facial para resolver diversos problemas relacionados aos cadastros municipais onde podemos unificar todos os registros existentes. Sistemas relacionados a análise de ruas do município, processos judiciais, assistência social, vagas em escolas e creches, saúde e defesa civil também foram destaques do evento. Essas soluções são totalmente aplicáveis em nossa cidade”, elencou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços de Criciúma.
A missão técnica também reforçou o alinhamento com o planejamento estratégico do governo e o projeto de futuro para a cidade, que será lançado no próximo mês, iniciativa de construção de um guia para o desenvolvimento socioeconômico de forma planejada e estratégica. Segundo o secretário de Governança, Tiago Pavan, pensar a cidade para além das ações de governo e buscar soluções aplicáveis e testadas em outras cidades do país e do mundo é fundamental. “O planejamento conta com ações em cinco eixos de desenvolvimento, vinte e quatro programas e mais de duzentos projetos que reforçam busca do governo municipal por ações visando o futuro. Criciúma já é reconhecida pelas ações de governanças e transformação digital e inclusive vamos sediar um evento de Cidades Inteligentes nos dias 18 e 19 de setembro”, confirmou Tiago Pavan.
Fonte: Gregori Flauzino/Comunicação Prefeitura de Criciúma
Foto: Divulgação