Criciúma registra aumento de casos de gripe e reforça importância da vacinação

Desde o início da campanha, apenas 20% da população que faz parte dos grupos prioritários procurou se vacinar

CRICIÚMA – Devido ao aumento dos casos de gripe e doenças respiratórias em Criciúma, a Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça a importância da vacinação contra a Influenza (gripe). Desde o início da campanha nacional, em 7 de abril, apenas 20% da população que faz parte dos grupos prioritários procurou se vacinar. A meta é atingir, pelo menos, 90% dessas pessoas. Fazem parte dos grupos: crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes e idosos com 60 anos ou mais.

Em abril, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) 24 horas do município registraram um aumento de 10% dos casos de gripe. Já a adesão à vacina desde o início da campanha ainda é baixa. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Criciúma, Evelyn Brognoli, o grupo com a menor cobertura vacinal é o de crianças de seis meses a menores de seis anos, com cerca de 8%. Já os idosos com mais de 60 anos apresentaram maior adesão à vacina, em torno de 24%.

“Com a chegada do inverno, vale ressaltar a necessidade de imunizar amplamente a população prioritária para evitarmos quadros graves de gripe e superlotação dos serviços de saúde, incluindo as UPAS e hospitais como já ocorreu em anos anteriores. A vacina é segura e protege contra os 3 principais tipos de vírus. Além disso, as crianças estando vacinadas diminuem o risco de transmissão para seus familiares” destacou a coordenadora.

As doses do imunizante estão disponíveis em todas as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Contam com horário estendido, das 7h às 18h30, as unidades dos bairros: Wosocris /Rio Maina, Mineiras, Mina do Mato, Centro, Santa Luzia, São Defende, São Sebastião, Cristo Redentor, Próspera, Boa Vista, Quarta Linha, Pinheirinho e Santa Bárbara. Além disso, a sala de vacina da UBS Boa Vista funciona das 8h às 12h aos sábados.

Assim como nos anos anteriores, a vacina contra a gripe será destinada, primeiramente, apenas para os grupos prioritários. Em Criciúma, aproximadamente 52,5 mil pessoas pertencem ao grupo, sendo 13 mil crianças, 1.344 gestantes e 38.160 idosos. A vacinação para o público geral será ampliada conforme cronograma da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Ministério da Saúde.

“Estamos em alerta com o aumento nos atendimentos por doenças respiratórias nas UPAs da cidade. É um sinal claro de que precisamos intensificar os cuidados preventivos, e a vacinação é o principal deles. Nossa rede está preparada, com todas as Unidades Básicas abastecidas e com horários estendidos em vários bairros para facilitar o acesso da população”, finalizou o secretário de Saúde de Criciúma, Deivid de Freitas.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), distribuiu para Criciúma, até o momento, cerca de 60 mil doses da vacina contra a Influenza. O “Dia D” está marcado para o dia 10 de maio.

Confira os grupos prioritários a serem vacinados:

– Puérperas (mulheres que deram a luz recentemente – até 45 dias pós o parto);
– Pessoas em situação de rua;
– Trabalhadores da Saúde;
– Professores do ensino básico e superior;
– Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
– Profissionais das Forças Armadas;
– Pessoas com deficiência permanente;
– Caminhoneiros;
– Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso;
– Trabalhadores Portuários;
– Trabalhadores dos Correios;
– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas;
– Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

Fonte: Eduarda Salazar/Decom
Foto: Arquivo/Decom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *