Criciúma reforça ações de combate ao abandono e maus-tratos no Dia Mundial dos Animais de Rua
Ações educativas, castrações, feiras de adoção e núcleo de fiscalização reforçam compromisso do município com a proteção animal
CRICIÚMA – O Dia Mundial dos Animais de Rua, celebrado em 4 de abril, foi marcado pelo lançamento de uma série de ações do Governo de Criciúma para conscientizar a população sobre o abandono e os maus-tratos contra animais. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e pelo Núcleo de Bem-Estar Animal (Nubea), visa reforçar o cuidado, a proteção e o respeito aos animais que vivem em situação de vulnerabilidade nas ruas da cidade.
Entre as ações, está a instalação de placas educativas em mais de 20 pontos estratégicos do município, locais onde há maior incidência de abandono. A proposta é sensibilizar quem transita por essas áreas e contribuir com a mudança de comportamento da sociedade em relação aos direitos dos animais.
“Criciúma tem um compromisso com a proteção animal e isso exige trabalho diário, estrutura e conscientização. Não podemos tolerar o abandono, e o nosso dever é continuar atuando com firmeza, cuidado e diálogo com a população. Estamos fortalecendo esse compromisso com campanhas educativas, ações de fiscalização e incentivo à adoção responsável. Os animais merecem respeito e nossa cidade está fazendo sua parte”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola.
A campanha também reforça a importância da castração e do apoio a entidades que atuam no acolhimento e resgate de cães e gatos. O secretário municipal de Saúde, Deivid Freitas, lembra que o abandono de animais é um problema grave, com impactos não apenas para os bichos, mas para toda a comunidade. “É importante entender que os animais de rua estão nessa situação porque alguém os abandonou. O abandono é crime e traz riscos à saúde pública, além de sofrimento aos animais. Estamos realizando feiras de adoção, intensificando a castração e promovendo ações de educação para despertar esse olhar mais humano”, afirmou o secretário.
Para o superintendente do Nubea, Andrey Manoel dos Santos, a conscientização precisa ser contínua e começar dentro de casa. “Além das placas informativas, estamos ampliando o programa de castrações em parceria com clínicas credenciadas, garantindo mais cuidado com os animais. Também estamos reforçando os atendimentos e acolhimentos por meio do Nubea e incentivado a adoção responsável. Precisamos lembrar todos os dias que maus-tratos e abandono são crimes e que o cuidado começa com cada um de nós”, ressaltou.
Ações e canais de denúncia
O Nubea também está estruturando um núcleo de fiscalização para acompanhar denúncias de maus-tratos. A população pode contribuir denunciando situações de abandono e violência por meio dos canais oficiais do município.
As denúncias podem ser feitas pelo telefone 190 (Polícia Militar) ou 156 (Central de Atendimento da Prefeitura). A frase que acompanha a campanha: “Eles não podem falar, mas você pode denunciar”, busca reforçar o papel da sociedade na defesa dos animais.
Mobilização internacional
O Dia Mundial dos Animais de Rua foi instituído em 2010, durante a 1ª Conferência Holandesa de Animais de Rua, e tem como objetivo chamar atenção para a realidade enfrentada por cães e gatos em situação de rua no mundo todo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 200 milhões de animais vivem nas ruas em todo o planeta, sendo cerca de 30 milhões no Brasil.
Fonte: Gregori Flauzino/Comunicação Prefeitura de Criciúma