Criciúma promove capacitação gratuita para cuidadores 

Secretaria de Saúde de Criciúma promove capacitação gratuita para cuidadores 

Curso realizado no último sábado (29) com os profissionais do Programa Melhor em Casa, visa fortalecer o atendimento domiciliar na cidade


CRICIÚMA – Com o aumento da expectativa de vida e a crescente demanda por cuidados especializados, a capacitação de cuidadores se torna fundamental para garantir assistência de qualidade a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em recuperação. Pensando nisso, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Melhor em Casa, promoveu no último sábado (29) um curso gratuito para mais de 50 participantes no Centro Comunitário do Bairro Wosocris.


“O nosso governo dá continuidade a esse programa tão importante e que faz a diferença na vida de muitas famílias, com pacientes que necessitam de atendimento domiciliar porque por algum motivo não podem se deslocar até a Unidade de Saúde. A equipe da secretaria de Saúde realiza esse excelente trabalho na prestação do serviço humanizado em casa, e além disso capacita os cuidadores melhorando ainda mais a qualidade do atendimento,” destaca o prefeito Vagner Espíndola. 


Durante a capacitação, profissionais da saúde, incluindo médicos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordaram temas essenciais para o cuidado domiciliar. O curso englobou orientações sobre higiene, alimentação, administração de medicamentos, cuidados com sondas, primeiros socorros e direitos sociais dos pacientes. Além disso, a formação destacou a importância do cuidado humanizado e paliativo, reforçando a empatia e o respeito no atendimento.


Segundo o Secretário de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, a capacitação é essencial não apenas para garantir um atendimento mais qualificado, mas também para fortalecer o compromisso da gestão municipal com a saúde da população. “Os profissionais da Secretaria de Saúde estão preparados para compartilhar conhecimentos que auxiliam no cuidado digno e acolhedor às pessoas assistidas pelo SUS, proporcionando mais segurança para as famílias e melhor qualidade de vida aos pacientes”, destacou o secretário.

Oportunidades no mercado de trabalho

Além de contribuir para o bem-estar da população, o curso também abre portas no mercado de trabalho. Com o envelhecimento da população, cresce a demanda por profissionais qualificados na área de cuidado domiciliar, criando oportunidades de emprego e promovendo a valorização da profissão.


Os Cursos de Cuidadores do Programa Melhor em Casa continuarão sendo realizados em diversos distritos de Criciúma, ampliando o acesso à capacitação e fortalecendo a rede de assistência domiciliar no município. 


“A iniciativa reforça a importância de preparar a sociedade para os desafios do envelhecimento populacional, promovendo responsabilidade social e cuidado humanizado, a próxima capacitação será dia 28 de junho na Próspera,” finaliza Larissa Alves, coordenadora do Programa Melhor em Casa.

O Programa Melhor em Casa


O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa que oferece cuidado domiciliar para pacientes que precisam de atenção contínua, evitando internações prolongadas e promovendo o conforto e a recuperação no ambiente familiar. 


O serviço também oferece a “Estratégia SUS Digital – Telessaúde”, que proporciona aos profissionais da saúde e usuários das Redes de Atenção à Saúde a oportunidade de desenvolver diversas modalidades de serviços assistenciais à distância, ao Programa Melhor em Casa.


A ferramenta é utilizada principalmente para o monitoramento de condições de saúde pelo profissional. Além disso, a tele orientação proporciona maior independência dos usuários do serviço, agiliza o atendimento e contribui para melhorar qualidade de vida dos pacientes.

Fonte: Janine Limas/Comunicação Prefeitura de Criciúma
Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *