Secretaria de Saúde de Criciúma promove capacitação gratuita para cuidadores
Curso realizado no último sábado (29) com os profissionais do Programa Melhor em Casa, visa fortalecer o atendimento domiciliar na cidade
CRICIÚMA – Com o aumento da expectativa de vida e a crescente demanda por cuidados especializados, a capacitação de cuidadores se torna fundamental para garantir assistência de qualidade a idosos, pessoas com deficiência e pacientes em recuperação. Pensando nisso, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Programa Melhor em Casa, promoveu no último sábado (29) um curso gratuito para mais de 50 participantes no Centro Comunitário do Bairro Wosocris.
“O nosso governo dá continuidade a esse programa tão importante e que faz a diferença na vida de muitas famílias, com pacientes que necessitam de atendimento domiciliar porque por algum motivo não podem se deslocar até a Unidade de Saúde. A equipe da secretaria de Saúde realiza esse excelente trabalho na prestação do serviço humanizado em casa, e além disso capacita os cuidadores melhorando ainda mais a qualidade do atendimento,” destaca o prefeito Vagner Espíndola.
Durante a capacitação, profissionais da saúde, incluindo médicos, dentistas, nutricionistas, assistentes sociais, enfermeiros e técnicos de enfermagem, abordaram temas essenciais para o cuidado domiciliar. O curso englobou orientações sobre higiene, alimentação, administração de medicamentos, cuidados com sondas, primeiros socorros e direitos sociais dos pacientes. Além disso, a formação destacou a importância do cuidado humanizado e paliativo, reforçando a empatia e o respeito no atendimento.
Segundo o Secretário de Saúde, Deivid de Freitas Floriano, a capacitação é essencial não apenas para garantir um atendimento mais qualificado, mas também para fortalecer o compromisso da gestão municipal com a saúde da população. “Os profissionais da Secretaria de Saúde estão preparados para compartilhar conhecimentos que auxiliam no cuidado digno e acolhedor às pessoas assistidas pelo SUS, proporcionando mais segurança para as famílias e melhor qualidade de vida aos pacientes”, destacou o secretário.
Oportunidades no mercado de trabalho
Além de contribuir para o bem-estar da população, o curso também abre portas no mercado de trabalho. Com o envelhecimento da população, cresce a demanda por profissionais qualificados na área de cuidado domiciliar, criando oportunidades de emprego e promovendo a valorização da profissão.
Os Cursos de Cuidadores do Programa Melhor em Casa continuarão sendo realizados em diversos distritos de Criciúma, ampliando o acesso à capacitação e fortalecendo a rede de assistência domiciliar no município.
“A iniciativa reforça a importância de preparar a sociedade para os desafios do envelhecimento populacional, promovendo responsabilidade social e cuidado humanizado, a próxima capacitação será dia 28 de junho na Próspera,” finaliza Larissa Alves, coordenadora do Programa Melhor em Casa.
O Programa Melhor em Casa
O Programa Melhor em Casa é uma iniciativa que oferece cuidado domiciliar para pacientes que precisam de atenção contínua, evitando internações prolongadas e promovendo o conforto e a recuperação no ambiente familiar.
O serviço também oferece a “Estratégia SUS Digital – Telessaúde”, que proporciona aos profissionais da saúde e usuários das Redes de Atenção à Saúde a oportunidade de desenvolver diversas modalidades de serviços assistenciais à distância, ao Programa Melhor em Casa.
A ferramenta é utilizada principalmente para o monitoramento de condições de saúde pelo profissional. Além disso, a tele orientação proporciona maior independência dos usuários do serviço, agiliza o atendimento e contribui para melhorar qualidade de vida dos pacientes.
Fonte: Janine Limas/Comunicação Prefeitura de Criciúma
Foto: Divulgação