Bairro São Simão foi beneficiado com a instalação de lâmpadas de LED em 725 pontos de iluminação, em parceria com a Coopercocal
CRICIÚMA – O Governo de Criciúma deu mais um passo rumo à sustentabilidade energética por meio do Projeto Luminotécnico, que prevê a modernização da iluminação pública a partir da substituição das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED. Nessa semana foi a vez do bairro São Simão receber a nova rede de iluminação pública
A iniciativa faz parte do Programa Criciúma Sustentável, lançado em novembro de 2023 com o objetivo de promover o desenvolvimento tecnológico e consciente do município. Ao todo, a Administração Pública investiu aproximadamente R$ 300 mil na instalação de lâmpadas de LED nos 725 pontos de iluminação do bairro São Simão.
“As novas redes de iluminação pública podem proporcionar uma economia de 40% no custo de energia para o município, contribuindo para o fortalecimento do nosso compromisso com a eficiência energética e a sustentabilidade”, declara o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
A modernização da rede de iluminação do bairro se deu por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Criciúma, que ficou responsável pelo fornecimento de materiais, e a empresa Coopercocal, que realizou o trabalho de instalação dos novos dispositivos.
Projeto Luminotécnico
Criciúma possui cerca de 39 mil pontos de iluminação, sendo que 12 mil já receberam as novas lâmpadas, ou seja, 30% do projeto já foi executado. O investimento viabilizado pelo Governo de Criciúma para a implantação do Projeto Luminotécnico é de R$ 19,7 milhões. A previsão é de que os trabalhos de instalação das novas redes de iluminação sejam concluídos até o final de 2025.
De acordo com o secretário de governança da Prefeitura de Criciúma, Tiago Pavan, as lâmpadas de LED se diferem das convencionais porque possuem maior durabilidade, não contam com mercúrio em sua composição e não emitem radiação ultravioleta.
“As lâmpadas de LED têm o potencial de transformar a iluminação urbana. A adoção dessa tecnologia representa um avanço significativo rumo à sustentabilidade e ao uso mais eficiente da energia”, destaca o secretário de governança.
Fonte: Shaiane Corrêa/Decom
Foto: Ana Paula Nesi/Coopercocal