Contas em equilíbrio: Criciúma atinge nota máxima no Capag

Contas em equilíbrio: Criciúma atinge nota máxima no Capag em 2024


Conquista garante ao município buscar recursos de até 15% da receita corrente líquida no mercado brasileiro e internacional


CRICIÚMA – O Governo de Criciúma foi reconhecido pelo controle de gastos, eficiência na aplicação de recursos públicos e dívida pública, com isso, atingiu nota A nos indicadores de Capacidade de Pagamento (Capag), avaliados pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A conquista garante ao município buscar financiamentos este ano de até 15% da receita corrente líquida no mercado brasileiro e internacional, possibilitando assim mais investimentos na cidade. 


“Essa conquista é resultado de inúmeras ações tomadas nos últimos anos, de forma a garantir a saúde fiscal e financeira do município. A eficiência na aplicação dos recursos públicos e o gerenciamento rigoroso dos gastos, refletem a ótima situação fiscal do município”, destacou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola. 


Com base no princípio da eficiência pública, o município melhorou o resultado do indicador de endividamento que ficou em 43,16% (dívida consolidada / RCL) e no de liquidez relativa (Disponibilidade de caixa bruta + Insuficiência de caixa – Obrigações Financeiras) / RCL), com o número de 5,07% alcançado, sendo estes os principais responsáveis pela nota “A”. 


A Receita Corrente Líquida do município em 2024 foi de 1,1 BI, com disponibilidade de caixa bruta de R$ 63,5 MI em 31.12.2024. Outro ponto importante é o controle das obrigações financeiras do município, como o índice de comprometimento de folha em apenas 34,41%, quando o limite estabelecido legal é de 54%.


“Cabe destacar a importância da equipe de colaboradores do município, tanto na gestão de receitas e despesas, nas diversas secretarias, quanto no controle e acompanhamento destes indicadores, pelo rol de servidores da Fazenda Pública Municipal, ações que estamos ampliando, de forma a garantir a melhora dos índices de composição do cálculo e a manutenção da nota máxima no CAPAG”, finaliza a secretária da Fazenda, Marluci Freitas Bitencourt Vitali.


Fonte: Janine Limas/Comunicação Prefeitura de Criciúma
Foto: Arquivo/Comunicação Prefeitura de Criciúma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *