CEREST de Criciúma promove ação de conscientização na Praça Nereu Ramos sobre segurança no trabalho

CEREST de Criciúma promove ação de conscientização na Praça Nereu Ramos sobre segurança no trabalho

Ação acontecerá neste sábado (26), das 8h às 12h

CRICIÚMA – Abril é o mês de conscientização sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho. Com o objetivo de alertar a população sobre os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e formas de prevenção, a Administração Municipal, por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), está promovendo a campanha Abril Verde. Neste sábado (26), os profissionais do CEREST e do Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador (NUPAC-ST) da Unesc estarão na Praça Nereu Ramos, das 8h às 12h, para orientar a população sobre a segurança no trabalho.

Durante a ação, a equipe orientará a população sobre Lesões por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT), que são classificados como síndromes clínicas que afetam o sistema musculoesquelético e neural. Ao longo da manhã, a equipe do Integramente de Criciúma também promoverá atividades relaxantes, como auriculoterapia, para quem circular pela praça.

Para a enfermeira do CEREST de Criciúma, Edna Rodrigues, a ação é fundamental para aproximar os profissionais da saúde do trabalhador da comunidade. “Essa ação é fundamental pra chegarmos mais perto da comunidade. Muita gente convive com dor e desconforto no trabalho sem saber que isso pode ser prevenido. Nosso papel é orientar e mostrar que saúde do trabalhador começa com informação e cuidado diário”, ressaltou.

Atuação do CEREST de Criciúma

De acordo com o coordenador do CEREST Macrorregional de Criciúma, Lecian Raupp, o órgão atua na fiscalização e vigilância nos ambientes e processos de trabalho, e na Educação Permanente em Saúde, com o objetivo de promover a saúde e a redução de acidentes de trabalho. O CEREST é responsável por prestar apoio nas regiões da AMREC, AMESC e MAUREL. 

Em 2024 foram registradas 130 ações de fiscalização e vigilância, beneficiando mais de 5.500 trabalhadores. O órgão realizou, ainda, 40 atividades de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, contemplando mais de 790 profissionais. “Trabalhamos fortemente na fiscalização e na educação em saúde do trabalhador. Em 2024, realizamos 40 atividades de Educação Permanente em Saúde do Trabalhador, contemplando mais de 790 profissionais”, destacou o coordenador.

Abril Verde

No Brasil, a Campanha Abril Verde foi iniciada em 2014 com o objetivo de combater doenças e acidentes de trabalho, além de promover a cultura de prevenção, beneficiando empregados e empregadores. O mês de abril foi adotado para promover a campanha por conter duas datas relacionadas ao tema: 7 de abril, Dia Mundial da Saúde, e 28 de abril, Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. A cor verde foi escolhida por representar a segurança do trabalho.

Texto: Eduarda Salazar/Decom
Foto: Divulgação/Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *