Campeão catarinense de Powerlifting é do Sul

Campeão Catarinense de Powerlifting é do Sul

Emerson Teixeira

IÇARA – No final de semana que passou, Içara teve um representante no Campeonato Catarinense de Powerlifting GPC 2025 e o resultado alcançado foi espetacular. Lucas Colonetti, que disputa provas da modalidade há cinco anos, trouxe para casa o título estadual. Próximo desafio será a Etapa Sul classificatório para o Mundial, em Santa Catarina.

Image Not Found

A cidade de São Bento do Sul, no Norte do Estado, recebeu nos dias 22 e 23 deste mês, o Campeonato Catarinense de Powerlifting GPC 2025, com a participação do içarense Lucas Colonetti, que explica como funciona a modalidade: “Vamos supor que o atleta levante uma carga de 200 quilos de supino, 300 de agachamento e 300 de terra e o meu total é 800 quilos. Nesse campeonato eu fui só no supino e no levantamento terra, daí são duas modalidades. No powerlifting quem fizer o maior total vence”. O powerlifting é soma desses três movimentos: supino, agachamento e levantamento terra.

Image Not Found

“Eu disputei na categoria Open 110 quilos a 125 quilos, que a gente chama de Supino Raw, onde fui campeão catarinense desta categoria. Melhor supino da categoria Open e campeão dos campeões de todas as categorias”, destaca Lucão.

“No supino e no terra que eu competi, quem pegar a maior carga vence. É só uma repetição força bruta mesmo. Minha carga no supino foi 220 quilos e minha carga no levantamento terra 310 quilos”, destaca Colonetti.

Lucas tem em seu currículo, nestes cinco anos, um título mundial (Argentina, 2021), no levantamento terra e vice-campeão mundial supino; um de vice-campeonato mundial (Hungria, 2023) no levantamento terra e no supino; uma vez campeonato brasileiro no terra e três vezes campeão brasileiro no supino; uma vez campeão gaúcho no supino e vice no levantamento terra e quatro vezes campeão catarinense no supino e duas vezes no levantamento terra.

Image Not Found

Mesmo com todas essas conquistas, Lucão tem bem definida as suas metas para a temporada. “Tenho grande expectativa de buscar o primeiro lugar no supino esse ano, o terra e se conseguir pódio já seria um grande resultado! No Arnold Classic, que acontece entre os dias 04 e 06 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP). Minha expectativa é muito grande no supino para buscar o primeiro lugar e no terra tenho chance de brigar por pódio. Expectativa de quebra de recorde nacional para o supino, que é 230 quilos. Esperamos quebrar o recorde no Arnold Classic. O terra, se eu bater o meu recorde que é de 312 quilos, já seria um grande feito”, finaliza o campeão catarinense de powerlifting.

O próximo desafio do campeão é a Etapa Sul classificatório pro Mundial, em Camboriú (SC), nos dias 24 e 25 de maio, enquanto que o Mundial de powerlifting será entre os dias 22 e 26 de outubro, em Balneário Camboriú (SC).

Fotos: Wagner Alves

Image Not Found

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *