A iniciativa faz parte da campanha Maio Laranja
CRICIÚMA – O Bairro da Juventude realiza na próxima sexta-feira, dia 16, uma roda de conversa e um teatro de fantoches para os estudantes da instituição. A iniciativa reforça a campanha Maio Laranja, dedicada a conscientizar sobre o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O principal objetivo da ação é criar um ambiente de proteção e segurança para que os estudantes possam se sentir à vontade para relatar qualquer situação de abuso e receber o suporte necessário para lidar com essas questões.
A roda de conversa com os estudantes do Centro de Educação Fundamental será dividida em dois momentos: para o 2° e 5° ano, o tema será abordado de forma lúdica, por meio de um teatro com fantoches. Já para os adolescentes de 6° ao 9° anos serão realizadas rodas de conversas com uma linguagem lúdica e de fácil compreensão.
“Temos o compromisso de garantir não só cuidado e acolhimento, mas também proteção. Trazer esse tema para o nosso cotidiano é uma forma de fortalecer vínculos, promover o conhecimento dos direitos e ensinar que toda criança e adolescente tem o direito de crescer em um ambiente seguro e respeitoso”, revelou o psicólogo do Bairro da Juventude, Rafael Colombo.
Segundo dados da própria campanha nacional, no Brasil a cada hora três crianças são abusadas. Cerca de 51% têm entre 1 e 5 anos de idade. Todos os anos 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente no nosso país e há dados que sugerem que somente 7,5% dos dados cheguem a ser denunciados às autoridades, ou seja, os números são muito maiores.
“Ao conversar de forma cuidadosa e adequada com cada faixa etária, ajudamos a romper o silêncio que muitas vezes protege o agressor e isola a vítima. Mais do que um mês de conscientização, o dia D, celebrado no dia 18 de maio, é um lembrete de que a prevenção começa com a informação e com a escuta atenta. Falar sobre isso aqui é parte do nosso compromisso com a proteção integral da infância e adolescência”, reforça o psicólogo.
Fonte: Comunicação Bairro da Juventude