Audiência pública debate sistema de estacionamento rotativo

Audiência pública da Câmara de Vereadores debate sistema de estacionamento rotativo em Criciúma

CRICIÚMA – A Câmara de Vereadores de Criciúma realizou, na noite desta quinta-feira (27), uma audiência pública na Associação Empresarial de Criciúma (Acic) para discutir o sistema de estacionamento rotativo na cidade. O evento foi solicitado por meio de requerimento apresentado pelo vereador Nicola Martins e reuniu moradores e comerciantes, com o objetivo de esclarecer dúvidas e debater melhorias para o sistema. Durante o encontro, foram discutidas questões como fiscalização das vagas, sinalização, forma de cobrança e os impactos do estacionamento rotativo na mobilidade urbana.

Ao fim do debate, foram definidos encaminhamentos. A ata da audiência e a gravação do evento serão enviadas à Prefeitura de Criciúma, à Diretoria de Trânsito, ao Poder Judiciário de Santa Catarina, ao Ministério Público e às instituições que participaram do evento. O Ministério Público será oficiado para avaliar a legalidade da implantação do sistema e, se necessário, tomar medidas judiciais cabíveis.

Outro ponto debatido foi a suspensão da ampliação do sistema nas ruas que iniciaram a cobrança em 17 de março de 2025, até que seja realizado um estudo de impacto sobre as áreas atingidas. Caso essa suspensão não ocorra, foi sugerido que a Prefeitura crie um sistema de isenção para moradores de regiões prioritariamente residenciais, seguindo modelos já adotados em outras cidades. A contratação de uma agência reguladora para fiscalizar e supervisionar o contrato entre a Prefeitura e a empresa Gerestar também foi um dos temas centrais. 

O evento contou com a participação de lideranças comunitárias, incluindo Sérgio Biava, vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário; Renan Búrigo, presidente da Associação do Bairro Pio Corrêa; e Gentil Francisco, presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC).

Texto e foto: Letícia Ortolan

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *