Coluna 04 – 02/04/2025
De Repente 60+
@jusmondardo / email: [email protected]
Atendimento para homens em Morro da Fumaça
Geralmente encontramos a presença maior de mulheres em atendimentos em grupo nos municípios, visando isso, o município do Morro da Fumaça, está lançando uma novidade um Grupo da Terceira Idade para Homens, oferecendo práticas esportivas, lazer entre outros, voltado para a socialização do público masculino. Moradores do município podem entrar em contato pelo telefone (48) 3434-4804 para maiores informações.
Parabéns a Administração Municipal de Morro da Fumaça, por meio do Departamento de Assistência social pela iniciativa, precisamos de novos projetos focados ao público idoso, e sim, público masculino e público feminino, sempre promovendo a socialização, proporcionando a melhora da qualidade de vida.
Violência ao Idoso
Esta semana, dia 28/03/25, o Projeto de Lei 4581/24 onde prevê pena de reclusão para pessoa que pratica violência contra o idoso em 2 a 5 anos, e se o autor for parente da vítima, o aumento em até 2/3 da punição. A proposta será analisada pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e Senado Federal.
Segundo o deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), autor do projeto, usando os dados da Fiocruz, demonstra que 60% dos casos de violência contra o idoso ocorrem em sua residência, e os maiores causadores dos atos são filhos (e não filhas), seguidos por noras ou genros, e cônjuges, nesta ordem.
Infelizmente quem trabalha com pessoa idosa, ouve constantemente tipos de violência que são gerados pela própria família, os mais comuns são: violência psicológica e a financeira. Estes tipos de violência não são identificados como danosos ao idoso, visto que uma fala por exemplo: “Se você não fizer isso, nós iremos te colocar em um asilo!” ou “se você não fizer isso, eu vou embora, e quero ver quem vai cuidar de você!?”, esses tipos de frases causam insegurança a pessoa, caracterizando até uma ameaça a mesma, porem são comuns.
Lidar e cuidar de uma pessoa idosa com fragilidade, debilidade ou com comorbidades, é uma tarefa árdua, por isso precisamos estar preparados e ter uma boa equipe para os cuidados. O idoso, precisando de cuidados especiais, ele depende e confia em alguém, esse cuidador, muitas vezes familiar, é a segurança dele, e falas como essas, causam danos ao psicológico a este indivíduo, piorando ainda mais a relação idoso/cuidador.
Violência Financeira, também é muito comum, consta em pessoa ou instituição se apropriar indevidamente de bens ou dinheiro da pessoa idosa. Exemplos, utilizar o dinheiro do idoso ou fazer transações bancárias sem sua autorização, induzir o idoso a assinar documentos que favorecem a outra pessoa, entre outros.
Qualquer caso de violência contra o idoso pode ser denunciado: Disque-Denúncia 181 ou Disque 100.
Por Juliana Mondardo, Fisioterapeuta e Especialista em Gerontologia.
“O conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade deste autor.”
Foto: Juliana Mondardo