AMREC e AMESC fortalecem articulação pela união dos municípios do Sul
CRICIÚMA – A atuação conjunta entre os municípios do Sul de Santa Catarina avança em mais uma frente estratégica. Em agenda institucional, o presidente da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, esteve reunido com a presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC), prefeita de Sombrio, Gislaine Cunha. O encontro ocorreu nesta quinta-feira (27/03), em Araranguá, para alinhar pautas prioritárias e reforçar o compromisso com o desenvolvimento integrado da região.
Segundo Fontanella, com a iniciativa, a AMREC reforça seu compromisso com a construção de soluções integradas. A iniciativa tem como objetivo consolidar a articulação entre AMREC, AMESC e AMUREL, ampliando a representatividade política dos municípios e viabilizando conquistas coletivas em áreas fundamentais como infraestrutura, saúde, educação e desenvolvimento econômico. “Estamos construindo um caminho de união entre as três microrregiões. Acreditamos que, alinhando nossos interesses e somando forças, teremos mais condições de buscar investimentos e soluções para os desafios comuns da população”, afirmou o presidente da AMREC.
Entre os temas debatidos no encontro, destacam-se a necessidade de melhorias nas rodovias estaduais e federais, a integração de políticas públicas na saúde e na educação, além de estratégias para fortalecer o crescimento econômico regional. O encontro também marcou o início da preparação para uma reunião ampliada entre os presidentes das três associações do Sul, prevista para os próximos dias. Os gestores estavam acompanhados dos diretores da Amrec, Sandro Martins, e da Amesc, Francisco Diello.
A prefeita Gislaine Cunha destacou o alinhamento da AMESC com a proposta. “Os desafios enfrentados pelos municípios do Extremo Sul são semelhantes aos da Região Carbonífera e da Região de Tubarão. O fortalecimento dessa parceria vai contribuir para que tenhamos avanços efetivos em todas as frentes”, pontuou.
Fonte: Kênia Pacheco/Comunicação Amrec