Evento pioneiro em Santa Catarina valoriza produtos com Indicação Geográfica e traz rótulos do terroir único de Urussanga para harmonizar com pratos da culinária catarinense
URUSSANGA – Os vinhos produzidos com a uva Goethe, cultivada exclusivamente no sul de Santa Catarina, também serão protagonistas do Festival Gastronômico e Cultural de Indaial, edição de 2025. O evento será de 23 a 25 de maio no Parque Municipal Jorge Hardt, com entrada gratuita.
Chegando à sua 4ª edição, o festival inova ao ser o primeiro evento gastronômico do estado a ter como tema central os produtos com IG de Santa Catarina. O objetivo é valorizar o que há de mais autêntico e representativo no território catarinense, reunindo sabores que carregam identidade, tradição e qualidade reconhecida.
Dez estabelecimentos integrarão a nova edição da Alameda Gastronômica, na cidade que faz parte da rota turística do Vale Europeu com a participação de 13 IGs. O vinho dos Vales da Uva Goethe, o primeiro produto a conquistar o selo de Indicação Geográfica (IG), no estado, estará disponível na Alameda no espaço da Adega Vinorum, junto com os vinhos de Altitude.
No lounge de produtos IG, o público poderá degustar e comprar os vinhos tranquilos, frisantes e espumantes produzidos com a uva Goethe das vinícolas Mazon, de Urussanga, e Quarezemin, de Içara.
Para a empresária Patrícia Mazon, da Vigna Mazon, levar os vinhos Goethe para o evento é uma forma de aproximar o consumidor da história do produto. “O Vinho Goethe é uma experiência sensorial que carrega a história da imigração italiana, a biodiversidade dos nossos vales e a alma do litoral catarinense. Estar em um festival que valoriza a IG é dar visibilidade ao nosso terroir e às famílias que mantêm viva essa cultura vitivinícola tão única”, destaca.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores da Uva e do Vinho Goethe (Progoethe), Guilherme Quarezemin, o festival representa um avanço importante para os pequenos produtores. “A presença dos vinhos Goethe em Indaial mostra como a Indicação Geográfica pode ser um diferencial competitivo real. Esse tipo de evento amplia nossa rede de divulgação e consolida a IG como uma ferramenta de desenvolvimento regional sustentável.”
Importância da Indicação Geográfica
No sábado (24), o público poderá participar do Seminário de Indicação Geográfica, que aprofunda o conhecimento sobre esses selos e seu impacto na economia, na gastronomia e no turismo.
O programa de Indicações Geográficas (IGs) do Sebrae/SC é uma das principais estratégias para valorizar a identidade produtiva e cultural do Sul de Santa Catarina. Na região, o destaque é para os Vales da Uva Goethe, primeira IG do estado, envolvendo municípios como Urussanga, Cocal do Sul e Nova Veneza, e também para projetos em desenvolvimento como o Camarão Laguna. Essas iniciativas ajudam a fortalecer cadeias produtivas tradicionais, estimulam o turismo de experiência e geram oportunidades para pequenos produtores locais.
“As Indicações Geográficas representam muito mais do que um selo de origem: são ferramentas concretas de desenvolvimento econômico. No Sul de Santa Catarina, estamos vendo comunidades inteiras se mobilizando para transformar seus saberes e sabores em produtos valorizados nacionalmente. Ver os produtos catarinenses ganhando espaço em eventos estaduais e nacionais, reforça o potencial transformador das IGs para a economia regional”, destaca João Alexandre Guze, Gerente Regional Sul do Sebrae/SC.
A programação inclui ainda aulas-show, apresentações culturais, feira de negócios e espaço infantil gratuito, e um concurso de melhor prato com votação popular e avaliação técnica, no qual os restaurantes participantes criaram receitas autorais com ao menos um ingrediente com IG.
O evento é promovido pela Prefeitura de Indaial, Associação de Turismo de Indaial (Turind), Sebrae/SC e diversos parceiros públicos e privados, com execução da metodologia Cocriando Sabor & Saber.
Fonte: NZBT Comunicação