Apresentação de projeto marca lançamento de frente pelo esporte escolar

Apresentação de projeto marca lançamento de frente pelo esporte escolar

FLORIANÓPOLIS – A apresentação de um projeto para estimular a formação de atletas escolares foi um dos destaques do lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte Escolar, no fim da tarde desta quarta-feira (21), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A proposição do grupo partiu do deputado Mário Motta (PSD), que também será responsável pela coordenação dos trabalhos.

Conforme o parlamentar, o objetivo da frente é acompanhar e fomentar iniciativas que garantam a presença do esporte no ambiente escolar e permitam aos estudantes interessados a possibilidade de manter seus estudos e, ao mesmo tempo, praticar esportes. Para isso, a frente vai manter diálogo com comunidades escolares, federações esportivas, profissionais de educação física e órgãos públicos para a construção de políticas públicas duradouras.

Durante o lançamento da frente, Mário Motta apresentou o Projeto Futuro Catarinense, que “busca conectar atletas escolares e seus treinadores a empresários, patrocinadores e a comunidade, criando oportunidades concretas para que jovens possam continuar seus estudos e praticar esportes, abrindo portas de oportunidades futuras”. A proposta é manter uma plataforma online com as histórias de atletas escolares, possibilitando o contato destes com eventuais apoiadores.

O ato de lançamento da frente contou com a participação de representantes da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) e da Federação Catarinense do Desporto Escolar (FCDE). O presidente da FCDE, Antônio Fernandes Zytkuewisz, o Neko, destacou a importância da criação da frente parlamentar. “Essa união se faz muito necessária”, comentou.

Já o presidente da Fesporte, Jeferson Ramos Batista, comentou que seis dos 11 projetos desenvolvidos pela fundação abrangem a área escolar. Ele informou que no ano passado foram investidos quase R$ 20 milhões no desporto escolar, quantidade que deve chegar a R$ 26 milhões neste ano.

“Lançar uma frente parlamentar é muito importante, pois traz a oportunidade de discutir o esporte escolar com pessoas que estão envolvidas com o assunto”, disse Batista. “Não se tem esporte de alto rendimento se não se investe na base, que está na escola.”

O deputado Lunelli (MDB) participou do ato e elogiou a iniciativa da criação da frente. Além dele e de Mário Motta, integram o grupo os deputados Alex Brasil (PL), Marcius Machado (PL), Tiago Zilli (MDB), Fernando Krelling (MDB), Ivan Naatz (PL), Fabiano da Luz (PT), Padre Pedro Baldissera (PT), Lucas Neves (Podemos) e Matheus Cadorin (Novo).

O lançamento da frente contou com a participação de representantes do Conselho Estadual do Esporte, da Secretaria de Estado da Educação e dos deputados Ivan Naatz, Fernando Krelling e Marcius Machado.

Fonte: Marcelo Espinoza/Agência AL

Foto: Bruno Collaço/Agência AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *