Nova estrutura entra na fase final e deve ser entregue até julho; inauguração está prevista para novembro
PRAIA GRANDE – As obras do novo Complexo de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora de Fátima, em Praia Grande, seguem em ritmo acelerado e estão na reta final. A instalação de portas e janelas já começou, e a cerâmica foi finalizada em todo o térreo do prédio, incluindo as paredes da cozinha. Também iniciou a colocação do piso vinílico emborrachado nos corredores. A pintura avança na parte interna e os elevadores estão em pleno funcionamento.
Outros itens importantes também já foram instalados, como o sistema de ar-condicionado e de gás. “Estamos acompanhando cada etapa com muito comprometimento. Essa obra representa um salto histórico para a saúde mental da região e temos a responsabilidade de entregá-la com excelência”, destaca o diretor da Associação Hospitalar Nossa Senhora de Fátima, Jean Gonçalves.
Custo da obra e prazos
Com custo total de R$ 16 milhões – R$ 11 milhões já conquistados junto ao Governo do Estado –, a estrutura terá 30 leitos de psiquiatria, 25 leitos de internação clínica e 5 leitos de psiquiatria infantil e mais 30 de internação clínica e cirúrgica. Também contará com emergência psiquiátrica, lavanderia, cozinha e setores de apoio, distribuídos em mais de 3,6 mil metros quadrados.
A previsão é que a obra esteja concluída até o fim de julho, com inauguração marcada para novembro – após o processo de licitação do mobiliário, e início das operações em fevereiro de 2026 – após regulação junto ao Estado.
O novo espaço oferecerá atendimento humanizado a pacientes do SUS, com ambientes terapêuticos voltados ao bem-estar, como sessões de yoga, oficinas de nutrição, musicalização, cinema e terapias integrativas.
Fonte: Comunicação Hospital Nossa Senhora de Fátima