Projeto de Discoteca Sensorial vence disputa no InterDesign 2025

Acadêmicos de Design e Design de Moda Unesc/UniSenai trabalharam ao longo de uma semana para a apresentação projetos

CRICIÚMA – Após cinco noites de imersão, criação e desenvolvimento de 14 projetos visando resolver demandas reais do Centro de Especialização e Reabilitação (CER) das Clínicas Integradas da Unesc, no encontro final, realizado na última sexta-feira (16/5), foram conhecidas as três equipes vencedoras. Avaliados por uma banca, os projetos ganhadores foram a Discoteca Sensorial, o projeto Sensotátil e o livro Plimm, em primeiro, segundo e terceiro lugar, respectivamente. 

Segundo o coordenador do curso de Design, João Rieth, o encerramento do InterDesign foi coberto de êxito. 

“Ficou muito claro que essa dinâmica de um projeto relâmpago, como nós denominamos, possui vários fins bastante didáticos aos participantes. O fato de você colocar todo o seu conhecimento na prática, para solucionar um problema real num curtíssimo espaço de tempo, é desafiador. Os acadêmicos tiveram que  exercitar a capacidade de síntese, de relacionamento com os colegas e ter a possibilidade de utilizar as suas habilidades no que diz respeito à construção de modelos significantes. As propostas não são perfeitas, até porque priorizamos o uso das habilidades manuais e colocar a mão na massa, explorando suas competências, mas demonstram grande potencial”, resumiu o coordenador.

O professor ainda explicou que o projeto InterDesign se refere à colaboração interdisciplinar em design, na qual profissionais de diferentes áreas: Design Gráfico, Moda, Engenharia e Arquitetura, trabalham juntos para resolver problemas complexos de forma integrada.

Empolgada com os resultados apresentados, a coordenadora do curso de Design de Moda Unesc/UniSenai, Charlene Vicente Amâncio Nunes, enalteceu o empenho de todos os estudantes envolvidos.

“Foi um grande desafio aos nossos acadêmicos, em uma semana de muito trabalho, mas que realmente valeu muito a pena.Tivemos entregas muito boas, projetos muito viáveis de serem colocados em prática. Esperamos que agora essas equipes consigam dar prosseguimento a esses produtos. Na avaliação final, contamos com a participação de técnicos da área, que validaram essas ideias. Foi uma semana de muito aprendizado, de muitas trocas, de muito compartilhamento de conhecimentos entre o Design de Moda e o Design, e isso deixou o processo mais rico e os resultados mais satisfatórios”, avaliou a Charlene.

Para a egressa do curso de Design de Moda, da turma de 2004, Grazi Macarini, foi uma honra participar do evento. “Estar aqui participando do InterDesign me deixou muito impactada pela qualidade, pelo nível dos trabalhos entregues. Realmente, nós como profissionais da moda temos muita entrega a fazer à sociedade, principalmente nessa proposta voltada para a reabilitação, onde as pessoas estão vulneráveis, precisando de mais cor, de mais arte, de mais beleza, de mais leveza e obviamente de funcionalidade. Foi um prazer estar aqui”, agradeceu a egressa.

Para o líder do grupo 5, vencedor do desafio, Renan Fortuna Dias, acadêmico da 5ª fase do curso de Design, foi uma experiência realmente muito gratificante. “Essa é a minha primeira vez como líder de uma equipe e avalio que trabalhamos super bem e houve um bom entrosamento. Apesar dos contratempos e do espaço de tempo muito curto, nos adaptamos bem e apresentamos uma proposta muito legal. Conseguimos sair um pouco da caixa, fora dos grupos, porque tinham 5 equipes com propostas parecidas com a nossa, mas mesmo assim conseguimos inovar dentro das nossas limitações. Realmente é muito gratificante poder participar”, comentou Renan, agradecendo ainda aos coordenadores dos cursos pela oportunidade.

Conforme o estudante, foi um espaço muito bom para colocar em prática aquilo que se aprende em sala de aula. “É muito importante. Muitas vezes precisamos ver que somos capazes e quando chega num evento desse percebemos que dominamos tudo que nos foi ensinado. Conseguimos colocar em prática, na vida real, mesmo pensando que não não seríamos competentes. Eu  e os meus colegas de grupo estamos muito felizes”, concluiu.

Projetos vencedores:

1º lugar: Equipe 5 – Discoteca Sensorial – Jogo de placas com diferentes tipos de botões, zíperes e fechos.

2º lugar: Equipe 6 –  Sensotátil – Jogo da memória e quebra cabeças sensoriais

3º lugar – Equipe 9 –  Plimm – Jogo de Histórias 

Fonte: Agecom/Unesc

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *