Na contramão do desinteresse: Clube dos Seis resgata o prazer da leitura em Criciúma

Coluna 13_ 09/05/2025

” POR AÍ, CONTANDO HISTÓRIAS…”

INSTAGRAM: @livroteca.com.cha

FACEBOOK: @autoracarolinehenriques

YOUTUBE: @livroteca.comcha

TIKTOK: @teabook.library

Em um cenário onde mais da metade da população brasileira não leu sequer parte de um livro nos últimos três meses — segundo uma pesquisa nacional sobre hábitos de leitura —, encontrar iniciativas que resistem a esse desinteresse é como avistar uma chama em meio à escuridão.

É justamente essa chama que o criciumense Richard Cardoso, analista de planejamento, decidiu acender ao criar o Clube dos Seis, um grupo de leitura que nasceu com a proposta de transformar a experiência literária em algo coletivo, prazeroso e constante. “O clube surgiu de uma necessidade pessoal e da vontade de compartilhar a leitura com outras pessoas, de trocar ideias e ampliar as visões sobre as obras que lemos”, contou Richard.

Com um funcionamento democrático, o clube escolhe as leituras do ano por meio de votação, e cada obra é apreciada ao longo de dois meses. Durante esse período, os membros se reúnem semanalmente em encontros online e, ao fim da leitura, realizam uma conversa presencial para aprofundar as reflexões.O encontro presencial para o fechamento da leitura, sempre é feito em algum local público, como praças e parques, com direito a piquenique e muita conversa e descontração.

Hoje, o Clube dos Seis conta com 12 integrantes fixos, mas o número vem crescendo — sinal de que o hábito da leitura pode, sim, ser reavivado quando existe afeto, propósito e comunidade por trás. É incrível ver como as pessoas se sentem motivadas ao fazer parte de um grupo assim. A leitura deixa de ser solitária e passa a ser algo vivo, que pulsa nas conversas.

Para quem quiser se juntar ao projeto, basta procurar por Clube dos Seis no Instagram e entrar em contato com o Richard. Em tempos de distrações instantâneas, o Clube se firma como um lembrete de que os livros ainda têm muito a dizer — e que há quem queira ouvir.

”O conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade deste autor”.

Caroline Henriques, acadêmica de jornalismo, leitora crítica e escritora.

Fonte: www.cbl.org.br

Foto: Instagram @clube.dosseis / divulgação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *