Duplicação da ponte da comunidade de Rio Jordão Baixo é inaugurada
SIDERÓPOLIS – Com grande participação da comunidade, o Governo de Siderópolis inaugurou no sábado (03), a ponte João Fontanella, localizada na comunidade de Rio Jordão Baixo. A nova estrutura, na Rodovia Padre Herval Fontanella, conta com uma passarela exclusiva para pedestres, quatro postes de iluminação em LED e uma contenção construída para evitar o transbordamento do rio em períodos de chuvas intensas.
Durante o ato, o prefeito Franqui Salvaro destacou a importância da obra para a segurança, mobilidade pública, turismo e escoamento de cargas. Ele também anunciou que o Governo do Estado deve revitalizar os seis quilômetros da Rodovia Padre Herval Fontanella, no trecho que vai da SC-446 até a ponte. Além disso, está prevista a construção de um portal na entrada da comunidade, em comemoração aos 30 anos do Gemellaggio entre Rio Jordão e a cidade italiana de Forno di Zoldo, parceria estabelecida em 1995.
O prefeito agradeceu à comunidade e às autoridades presentes pela participação. Estiveram no evento o deputado estadual Júlio Garcia, o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola, o ex-prefeito Clésio Salvaro, a presidente da Câmara de Vereadores, Gláucia Cesa Périco, além de outros vereadores.
A obra de duplicação da ponte representa um investimento total de R$ 1,199 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia, com contrapartida do município. A execução ficou a cargo da empresa Araújo Construções, vencedora da licitação. A antiga ponte foi construída em 1986.
Recuperação ambiental e ações educativas
Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Volnei Gregório, foi construída uma contenção para reduzir o risco de enchentes. “Em períodos de chuvas mais intensas, as águas chegam a subir e alcançar 150 metros. Com essa parede, queremos tentar cessar esse problema”, afirmou.
Na semana anterior à inauguração, uma ação educativa reuniu estudantes do 9º ano da Escola Miguel Lazzarin e servidores municipais para o plantio de mais de 30 mudas de quaresmeiras na cabeceira da ponte. A iniciativa contribui para a recuperação ambiental da área e reforça a conscientização das novas gerações.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Siderópolis