Duplicação da ponte da comunidade de Rio Jordão Baixo será inaugurada neste sábado
SIDERÓPOLIS – A ponte João Fontanella, localizada na Rodovia Padre Herval Fontanella, em Siderópolis, será inaugurada neste sábado (03). A solenidade está marcada para às 17h30min, antes do início da Festa de São Floriano, na comunidade de Rio Jordão Baixo.
Ontem (02) a equipe da Secretaria de Obras trabalha no local, realizando pinturas e ajustes na iluminação. A ponte, além de ganhar uma nova pista e passarela para pedestres, agora conta com quatro postes de iluminação em LED e uma contenção para evitar que o rio transborde em períodos de chuvas mais intensas.
Conforme o responsável pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Siderópolis, Volnei Gregório, a medida é uma forma de prevenção para evitar que as águas invadam áreas de plantio e a rodovia, garantindo mais segurança aos moradores e motoristas. “Em períodos de chuvas mais intensas, as águas chegam a subir e alcançar 150 metros. Com essa parede, queremos tentar cessar esse problema”, afirmou Volnei.
Recursos
A obra de duplicação representa um investimento total de R$ 1,199 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia, com contrapartida do município. A execução dos trabalhos ficou a cargo da empresa Araújo Construções, vencedora da licitação. A antiga ponte foi construída em 1986 e possuía 50 metros de comprimento por 4 metros de largura.
O prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro, justifica a obra lembrando que a antiga estrutura gerava dificuldades para quem circulava pela região. “Esse investimento trará mais desenvolvimento para a comunidade do Jordão e para todo o município”, comentou.
Recuperação ambiental
Na semana passada, uma ação educativa e conjunta entre órgãos do Governo de Siderópolis e estudantes do 9º ano da Escola Miguel Lazzarin realizou o plantio de mais de 30 mudas de quaresmeiras na cabeceira da ponte.
A atividade colabora com a recuperação da área e, segundo o professor de História e ex-coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, é importante para a conscientização das novas gerações. “Estamos recuperando uma área que foi danificada, e isso serve de exemplo para cuidarmos também de outros espaços urbanos. Não é apenas a Prefeitura que cuida; todos nós, como cidadãos, temos essa responsabilidade”, destacou.
Fonte: Comunicação Prefeitura de Siderópolis