Projeto Golfinho, nova sede e 13 mil ocorrências: 4º BBM apresenta ações em Criciúma

Na Tribuna Livre da 24ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 20ª Legislatura, realizada nesta terça-feira (29), esteve presente o Tenente-Coronel Henrique Piovezam da Silveira, que discorreu sobre os serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), por meio do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (4º BBM), com sede em Criciúma.

Resumo da apresentação
O Tenente-Coronel apresentou os dados institucionais e operacionais do 4º BBM, destacando que o batalhão atende 25 municípios das regiões da AMREC e AMESC, com sede em Criciúma, onde atua desde 1972. A corporação conta com 187 bombeiros militares e 363 bombeiros comunitários ativos, distribuídos em 9 unidades operacionais.

Foram apresentadas as principais áreas de atuação do batalhão:

Atendimento Pré-Hospitalar (APH);

Segurança Contra Incêndio;

Extinção de Incêndios;

Busca e Salvamento.

Em 2024, o 4º BBM já registrou mais de 13 mil ocorrências, incluindo:

9.440 atendimentos pré-hospitalares;

1.085 incêndios combatidos;

580 ações de salvamento;

672 outras ocorrências.

Somente em Criciúma, foram contabilizados:

2.336 atendimentos pré-hospitalares;

380 incêndios;

233 salvamentos.

A apresentação também destacou a atuação na Operação Estação Verão 2024, com mais de 800 mil ações de prevenção e 59 salvamentos. Foi mencionada ainda a importância da fiscalização preventiva, com mais de 42 mil liberações automáticas e 3.565 projetos analisados em 2024.

Outro ponto relevante foi o anúncio do projeto da nova sede do CBMSC em Criciúma e o avanço na estruturação de postos avançados para melhorar ainda mais o atendimento à população.

Por fim, o Tenente-Coronel mencionou ações educativas, como o Projeto Golfinho nas Escolas, que visa trabalhar a prevenção e cidadania com crianças e adolescentes.

Fonte: Letícia Ortolan/Comunicação CV Criciúma
Foto: Luís Carvalho/Comunicação CV Criciúma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *