Regional de Vela tem mudança na liderança da competição
Emerson Teixeira
BALNEÁRIO RINCÃO – Foi disputada na tarde sábado a segunda das nove etapas do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa Iate Clube Veleiros da Lagoa (ICVL), na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão. Largada atrasou por causa das condições desfavoráveis e liderança mudou de embarcação. Próxima etapa acontece no dia 17 de maio.

Como já era previsto, o ensolarado sábado (26) teve uma temperatura um pouco acima da normalidade para a época e vento fraco até por volta das 13 horas, o que acabou atrasando um pouco a largada dos barcos para as disputas da segunda etapa do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL, na sede do Iate Clube Veleiros da Lagoa, na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão.
A preparação dos barcos começou bem antes, por volta das 11 horas, com as equipes (timoneiro e proeiro) ajustando todos os detalhes para fazer bonito e buscar a melhor colocação na etapa. A largada estava prevista para as 12 horas, mas a ausência de vento acabou atrasando o início em uma hora e meia, quando Roberto Gaidzinski Bastos, comissário da prova, se dirigiu à lagoa para começar as disputas, às 13h38min.
A dupla Jameston Crippa/Eduardo Budny estavam desde cedo no galpão acertando os detalhes do barco, com muito zelo e cuidado. “Vela é uma paixão que a gente tem desde menino e o nosso barco merece todos os cuidados, pois dependemos dele para fazer uma boa etapa hoje”, diz Crippa.

Jameston Crippa (e) Eduardo Budny na preparação do barco
Os irmãos Felipe e Thiago Naspolini Berenhauser tiveram um problema inesperado e tiveram que sair da água na primeira regata para consertar o barco, mas depois conseguiram continuar nas disputas das quatro etapas seguintes.
Com o resultado das cinco etapas disputadas nesta etapa, a dupla Fernando Alves/Vicente de Ávila assumiu a liderança do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL, com nove pontos, seguidos por Thiago Naspolini Berenhauser/Felipe Naspolini Berenhauser, com 11 e Jameston Crippa/Eduardo Budny, com 22 pontos.
A pontuação na Vela Snipe, assim como em outras modalidades da vela, segue um sistema invertido: o campeão é aquele que acumula menos pontos. A pontuação é baseada na posição de cada barco em cada corrida, sendo que a primeira colocação recebe 1 ponto, a segunda 2, e assim por diante.

Thiago Naspolini Berenhauser concentrado antes do início das regatas
Detalhes da pontuação:
Pontuação por corrida: Cada barco recebe pontos de acordo com sua colocação na corrida.
Pontuação final: Os pontos de cada corrida são somados, e o barco com o menor total de pontos é o vencedor.
Pontuação em caso de desqualificação: Se um barco não completar uma corrida ou for desclassificado, ele recebe o máximo de pontos possíveis naquela corrida.
Pontuação na corrida final: Em alguns casos, como na corrida de medalhas, as classificações podem ter um peso maior na pontuação final. Exemplo: Se houver 10 barcos em uma corrida e o barco A terminar em 1º lugar, ele receberá 1 ponto. Se o barco B terminar em 2º lugar, ele receberá 2 pontos, e assim por diante. (Fonte: IA/Google).
O Snipe é um barco de quinze pés para dois velejadores, possui duas velas: a principal, que é regulada pelo timoneiro e a buja, que é regulada pelo proeiro.
As próximas etapas serão nos dias 17 de maio e 07 de junho, na Lagoa dos Esteves, no Balneário Rincão. A organização está a cargo da Savesc Iate Clube Veleiros da Lagoa e Flotilha 727 de Snipes.
Calendário do Campeonato Regional de Vela, Classe Snipe 2025 – Copa ICVL:
Etapa 01: 15/03
Etapa 02: 26/04
Etapa 03: 17/05
Etapa 04: 07/06
Etapa 05: 19 a 21/06 (Taça Alberto Linerburger de Snipe)
Etapa 06: 23/08
Etapa 07: 29/09
Etapa 08: 04/10
Etapa 09: 13 e 14/12 (Troféu Claus Troger Pich)

Fotos: Emerson Teixeira