2º Fórum do Bairro Laranjinha discute destinação do imposto de renda para instituições sociais
Evento teve como objetivo ampliar o networking e fortalecer a comunidade local
Criciúma – “Se cada contribuinte destinasse 6% do imposto de renda devido, seria possível arrecadar cerca de 5 milhões para instituições sociais em todo o Brasil,” afirma o contador e proprietário da Gestcont Contabilidade, Thiago Barbosa, durante o 2º Fórum Independente de Desenvolvimento do Bairro Laranjinha, realizado nesta terça-feira (18), no Recanto do Casarão.
O evento teve como objetivo ampliar o networking e fortalecer a comunidade local, e reuniu moradores e empreendedores em um encontro gratuito e aberto ao público. Também esteve presente a presidente da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Robinalva Ferreira.
A captadora de recursos do Bairro da Juventude, Viviane Hofman Garcia, ressalta a importância da destinação do Imposto de Renda para apoiar instituições sociais. “A destinação de recursos fiscais é uma ferramenta poderosa para fortalecer causas sociais e os contribuintes devem estar atentos aos detalhes na declaração de ajuste anual. A orientação de um contador é essencial para escolher o melhor modelo de declaração, seja simplificado ou completo, de acordo com o perfil financeiro de cada pessoa”, alerta Viviane.
O especialista em recuperação tributária e advogado, Rodrigo Ferreira, salienta os desafios impostos pela complexidade da legislação tributária no Brasil. “Cerca de 90% das empresas pagam mais impostos do que deveriam devido a erros na apuração ou desconhecimento das leis. A constante criação de novas normas torna praticamente impossível acompanhar todas as mudanças”, cita Ferreira.
Impacto social
“Fiquei surpreso ao descobrir que é possível destinar parte do imposto de renda para instituições sociais”, revela o proprietário da Pestana Bikes e morador da comunidade Laranjinha, Rodrigo Nunes. Ele acredita que, assim como ele, muitas pessoas na comunidade desconhecem essa possibilidade, e considera eventos como esse uma oportunidade valiosa para divulgar a informação.
De acordo com o presidente do projeto Parceiros da Vida, Jackson Fernandes, o evento foi avaliado de forma positiva. “O encontro foi uma excelente oportunidade para divulgar o projeto e explicar a importância de destinar o imposto de renda para projetos sociais. Muitos participantes puderam entender como essa ação pode beneficiar diretamente iniciativas como a nossa”, cita Fernandes.
“Com a boa divulgação nas mídias sociais, jornais e televisão, conseguimos aumentar o reconhecimento do nosso trabalho. Já estamos nos preparando para o próximo evento, com o objetivo de aprimorar a organização e ampliar a participação”, completa o presidente.
Após as palestras, os convidados aproveitaram um coffee break oferecido pelos voluntários do projeto.
Texto: Vanessa Clarinda
Foto: Larissa Alano